Diga não as dores! Viva sem dor!

Diga não as dores! Viva sem dor!

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Aos leitores e pacientes

                                    Aos leitores e pacientes


A criação deste blog consiste em informar ao público sobre a ampla atuação do profissional Fisioterapeuta, que é um profissional de nível superior da área da saúde que têm por objetivo atuar na reabilitação física dos pacientes acometidos por diversas lesões e doenças que podem acometer o corpo humano. Serão postados reportagens sobre doenças, dicas de saúde, prevenção de dores e doenças, opções de tratamentos, descobertas científicas e inúmeras outras informações ligadas a atuação do profissional Fisioterapeuta e suas respectivas especializações.

Comunicado importante e esclarecimentos ao público: Compete somente aos profissionais formados em Fisioterapia realizarem procedimentos fisioterápicos. O profissional Fisioterapeuta é o profissional que irá realizar a consulta de fisioterapia (avaliação cinético funcional), elaborar o programa de tratamento de Fisioterapia e aplicar o tratamento de fisioterapia nos pacientes. Qualquer outro profissional da área da saúde (incluindo profissionais médicos), não podem prescrever ou realizar nenhum procedimento de Fisioterapia. A Fisioterapia é uma profissão de nível superior da área da saúde e regulamentada por lei federal, portanto qualquer outro profissional da área da saúde que realizar algum procedimento de fisioterapia, não sendo formado em fisioterapia está sujeito as penalidades previstas na lei, sendo sujeito á penalidades previstas na lei por exercício ilegal da profissão de Fisioterapia.
Só quem faz a consulta (avaliação) de fisioterapia e elabora um programa de tratamento depois de ser feito a avaliação fisioterápica é o profissional formado em fisioterapia. Ao profissional médico cabe o tratamento de Medicina, que está restrita na lei à prescrição de drogas medicamentosas e realização de procedimentos cirúrgicos quando houver necessidade (quando o profissional médico é licenciado como cirurgião) e aos Fisioterapeutas, cabem a recuperação física do corpo humano após os procedimentos cirúrgicos. O profissional médico pode apenas encaminhar (orientar) o paciente a procurar a especialidade Fisioterapia, jamais elaborar um tratamento de competência do profissional fisioterapeuta. Profissionais fisioterapeutas atuam na reabilitação física do corpo humano, seja antes e após procedimentos cirúrgicos.
Toda profissão da área da saúde de nível superior possui suas regulamentações previstas nas leis regionais e federais, que são seus órgãos fiscalizadores (conselhos regionais e federais próprios). O profissional que realizar procedimentos de competência de outro profissional está sujeito as penalidades previstas nas leis. Os órgãos fiscalizadores, são responsáveis por regulamentar as profissões e como tal, possuem poder de polícia.
Ao procurar pelo setor de Fisioterapia em qualquer lugar do mundo, o paciente passará por uma avaliação fisioterápica (cinético funcional ou cinesiológica funcional) que será realizada por um profissional formado em Fisioterapia (fisioterapeuta) e será o profissional fisioterapeuta quem irá eleger e elaborar um programa de tratamento específico para o quadro a ser tratado.
Avaliação cinético funcional:  Realizado pelo fisioterapeuta com a finalidade de caracterizar, por meio de técnicas de avaliação específicos, o grau de desempenho funcional nos mais diversos sistemas orgânicos. Através dela o fisioterapeuta pode elaborar o diagnóstico cinético funcional, indispensável ao planejamento e desenvolvimento dos programas de reabilitação, sejam destinados à prevenção ou tratamento das mais diversificadas patologias.

Dúvidas frequentes: Preciso ir ao médico antes de ir ao Fisioterapeuta?
Não. Para ser tratado por um profissional Fisioterapeuta basta que o paciente se encaminhe diretamente ao profissional, marcando uma consulta, pois a Fisioterapia é uma profissão da área da saúde independente, portanto, não necessita do aval de nenhum outro profissional para atuar. O Fisioterapeuta possui formação suficiente para identificar, diagnosticar e tratar disfunções do sistema musculoesquelético. Se houver necessidade, caso haja alguma dificuldade em realizar o diagnóstico fisioterapêutico ou ainda haja alguma impossibilidade de ser realizado algum procedimento de Fisioterapia o profissional fisioterapeuta encaminhará o paciente a outro profissional que seja mais qualificado para a ocasião. No caso de convênios, contrariando leis e normas e até mesmo a ética profissional, alguns convênios exigem encaminhamento por parte de médicos, neste caso o conveniado deve procurar um médico para que este o encaminhe para o Fisioterapeuta.
Fisioterapia somente com Fisioterapeuta. Qualquer tratamento realizado com profissional não qualificado, não licenciado e sem formação específica em Fisioterapia ou sem embasamento científico na área pode trazer sérias complicações a sua saúde.

Navegue pelo blog e conheça mais sobre o universo da Fisioterapia.




Mais informações sobre a profissão no site dos nossos Conselhos Regionais e Federais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
CREFITO 2 - Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional -  Rio de Janeiro
COFFITO - Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
SINFITO RJ - Sindicato dos Fisioterapeutas e terapeutas Ocupacionais do RJ.



Acupuntura no tratamento das dores crônicas






Reportagem do programa Globo Repórter - TV Globo.

Tema da reportagem: Acupuntura para tratamento de dores crônicas. Nesse vídeo são mostrados tratamentos para as dores de cabeça, coluna, TPM, fibromialgia e outras.



Veja a reportagem e conheça mais sobre os benefícios dessa terapia.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Acupuntura faz idosos viverem mais e melhor sem dores articulares






Reportagem sobre o tratamento de Acupuntura em idosos

Programa HOJE EM DIA - Rede Record

Veja a reportagem e conheça mais sobre os benefícios dessa terapia milenar.


O que é Acupuntura?
Trata-se de um conjunto de práticas terapêuticas baseadas nas tradições médicas orientais (países como China, Japão e Coréia), corresponde a um dos tratamentos mais antigos do mundo, sendo portanto, de conhecimento milenar. A acupuntura consiste na estimulação de locais anatômicos sobre a pele, chamados de meridianos de acupuntura. A Neurociência e a medicina ocidental moderna preconizam que a acupuntura estimula a liberação de substâncias químicas (neurotransmissores) que alteram o sistema nervoso, provocando efeitos benéficos para a harmonização do corpo, promovendo o equilíbrio do organismo como um todo. A avaliação é feita após o questionamento de diferentes aspectos da vida do paciente e da observação de manifestações físicas como a pulsação, respiração, cor e aspecto da pele e da língua. Assim que o quadro é detectado , o paciente pode ser submetido ao tratamento por acupuntura em diversas e frequentes sessões.


Para que serve a Acupuntura?
A acupuntura visa a recuperação do organismo de forma global pela indução de processos regenerativos, ou seja, normalizando as funções que por ventura estiverem alteradas e atuando também como reforço no sistema imunológico e controle da dor. Assim, sendo, inúmeros são os benefícios promovidos pela acupuntura e inúmeros são os distúrbios, dores, doenças de caráter físico e psicológicos tratados através da acupuntura.


Vocabulário:
Neurotransmissores: Substâncias químicas secretadas por células nervosas, que têm por finalidade enviar informações a outras células (sinapses), estimulando a continuidade de um impulso elétrico no cérebro e ainda realizar reações finais sobre órgãos e músculos alvo.





domingo, 27 de setembro de 2015

sábado, 4 de julho de 2015

                Amigos leitores e pacientes


       É um prazer ter a sua visita neste blog


JM Fisioterapia especializada em dores e doenças articulares


Este blog foi criado para levar informações ao público em geral sobre a ampla atuação e participação do profissional Fisioterapeuta na saúde e na sociedade. Neste blog, serão postados reportagens sobre doenças, dicas de saúde, prevenção de dores e doenças, descobertas científicas, avanços tecnológicos e inúmeras outras informações ligadas a atuação do profissional Fisioterapeuta e suas respectivas especializações.


O principal objetivo é mostrar um pouco da nossa ampla atuação profissional e importância na prevenção e na recuperação da saúde do ser humano como um todo.


JM Fisioterapia especializada em dores e doenças articulares?


Entendendo: O que é dor nas articulações (dores articulares)?
São sensações de desconforto como dor ou incômodo que pode acometer uma ou mais articulações do corpo, podendo ocorrer com ou sem movimentos musculares, sendo ou não grave o suficiente para provocar limitações dos movimentos. Os indivíduos acometidos costumam descrever as dores nas articulações como desconforto, inflamação, sensação de queimação ou rigidez.
As articulações do corpo humano são estruturas complexas que incluem ossos, cartilagens, membrana sinovial, ligamentos, tendões, músculos e bursas. Essas estruturas formam os complexos articulares do corpo humano e graças a integridade delas conseguimos nos movimentar. As articulações se movimentam constantemente e por isso os problemas são comuns nessas regiões. As causas das dores nas articulações são decorrentes de várias lesões ou doenças e seja qual for a causa das dores costumam ser incômodas.


A JM Fisioterapia especializada em dores e doenças articulares oferece serviços de Fisioterapia nas seguintes áreas:


*Fisioterapia em Ortopedia: A Fisioterapia Ortopédica funcional é uma especialização do profissional Fisioterapeuta que trata lesões osteomioarticulares (ossos, tendões, músculos, ligamentos, bursas, sinóvias) do paciente e tudo relacionado a quadros que possuem origens Ortopédicas e que comprometem ou não a funcionalidade do corpo humano. A fisioterapia Ortopédica trata além das dores, os quadros decorrentes de lesões por esforços repetitivos, lesões ocupacionais, lesões decorrentes das práticas esportivas, doenças de origens ortopédicas em geral e ainda atua na recuperação de cirurgias ortopédicas e inúmeras outras possibilidades. A Fisioterapia em ortopedia busca diminuir quadros como a dor e a inflamação da articulação, ganhar amplitude de movimento articular e restaurar a função e a flexibilidade e inúmeros outros quadros de desconfortos apresentados pelos pacientes.


Veja alguns exemplos de quadros tratados:
*Dores agudas e crônicas de origens ortopédicas em geral.
*Doenças Ortopédicas, lesões ocupacionais, lesões esportivas, lesões por esforços repetitivos.
*Recuperação de cirurgias Ortopédicas.


*Coluna: Escoliose, cervicobraquialgia, cifose, hérnia de disco, artrose de coluna, lombalgias, lesão do N. ciático - dor ciática, pós-cirúrgicos e outros.
*Quadril: Osteoartrose do quadril (artrose de quadril), tendinite do quadril, Artroplastia de quadril e outras.
*Joelhos: Lesão de meniscos, lesão de ligamentos, tendinites, gonartrose (artrose do joelho), cisto de Baker, recuperação de cirurgias, sinovite do joelho e outros.
*Pés e tornozelos: Pé chato, entorse de tornozelo, fasceíte plantar, esporão de calcâneo, lesão do tendão de Aquiles, recuperação pós-cirúrgicas e outros.
*Ombros: Lesão do manguito rotador, tendinites, bursites, capsulite adesiva (vulgo ombro congelado), recuperação pós-cirúrgicas e outros.
*Mãos: Síndrome do túnel do carpo, tenossinovite de De Quervain, contratura de Dupuytren, dedo em gatilho, dedo em martelo, Síndrome do canal de Guyon, recuperação de cirurgias e outros.
*Cotovelos: Epicondilites, recuperação pós-cirúrgicas e outras.


E inúmeros outros quadros de origem Ortopédicos.


Atuamos também:
*Fisioterapia Neurológica Funcional: A Fisioterapia em Neurologia funcional visa a recuperação física de pacientes acometidos por patologias Neurológicas degenerativas que provocam sequelas motoras e comprometem a funcionalidade do corpo humano.
Veja alguns exemplos de quadros Neurológicos tratados: AVC (acidente vascular cerebral), paralisia facial, esclerose múltipla, Parkinson e etc.


*Fisioterapia em Reumatologia Funcional: A Fisioterapia Reumatológica atuará na recuperação dos quadros de origens reumáticas como as dores e outros desconfortos causados.
Veja alguns exemplos: Artrites, artroses, tendinites, fibromialgia, espondilite anquilosante e etc.
 
*Acupuntura e afins: Conjunto de terapias destinadas à promoção da saúde, prevenção e tratamento de diversas condições onde há distúrbios funcionais e| ou emocionais e presença de dores, através de estímulos induzidos por agulhas descartáveis em pontos específicos do corpo humano. Trata-se de um conjunto de terapias reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) utilizada por diversos profissionais da saúde em geral.


Profissionais Fisioterapeutas são profissionais da área da saúde habilitados a avaliar, elaborar programas de tratamentos, tratar dores, lesões e doenças com a utilização de inúmeros recursos Fisioterapêuticos.


*Atendimentos com hora agendada.
*Tratamentos personalizados para cada quadro.
*Boxes para atendimentos individualizados
*Ambiente climatizado.
*Trabalhamos com sessão individual (pagamento por sessão) e| ou trabalhamos com vários pacotes parcelados.
*Trabalhamos com cartões de crédito.
* Atendimento privado sem convênios médicos.



Reportagem - rede Record - portal R7
Esta reportagem aborda um pouco a Acupuntura.
Acupuntura - terapia complementar utilizada por diversos profissionais da área da saúde no tratamento de dores e diversos males que afetam a saúde.
A acupuntura já obteve sua eficácia mundial reconhecida através de inúmeros estudos científicos realizados por diversas especialidades da área da saúde.


Alguns breves exemplos de dores e| ou doenças tratados pela acupuntura.


*Ortopédicas e reumatismos: Dores na coluna, ciático, hérnias de disco, tendinites, bursites, esporão de calcâneo, fascite plantar, artroses, atrites, fibromialgia e inúmeros outros quadros.
*Doenças psiquiátricas: Depressão, síndrome do pânico, insônia, transtornos de ansiedade e inúmeros outros.
*Neurológicos: Paralisia facial, enxaquecas e inúmeros outros.
*Respiratórios: Sinusite, bronquite e inúmeros outros.
*Endócrinos: Diabetes, auxiliar no emagrecimento e inúmeros outros.
*Digestivos: Gastrites e outros.


E muito mais...



sábado, 30 de maio de 2015

A importância da Fisioterapia na reabilitação de vítimas de trânsito






Este vídeo mostra a atuação do profissional Fisioterapêuta na reabilitação de vítimas de trânsito.


Vídeo produzido pelo CREFITO-3 - Conselho Regional de Fisioterapia de São Paulo.


sexta-feira, 29 de maio de 2015

Atleta Anderson Silva do MMA fazendo Fisioterapia










O atleta de ponta do MMA Anderson Silva Fazendo Fisioterapia para evitar lesões ligadas ao esporte e melhorar a sua performance. Este vídeo mostra o atleta fazendo um trabalho de fortalecimento muscular com fisioterapeuta.
Este breve vídeo mostra mais um pouquinho da atuação do profissional Fisioterapeuta no esporte.




A atuação da Fisioterapia no desporto é voltada para atender as necessidades específicas dos atletas profissionais e também amadores. Atletas costumam sofrer com frequência mais sobrecargas musculares e ósseas já que suas condições físicas são exigidas a condições extremas, por isso necessitam de cuidados mais rigorosos em relação ás lesões por eles sofridas.


Qual a finalidade da atuação da Fisioterapia no desporto?


A fisioterapia têm por função aprimorar as condições físicas dos atletas para que eles possam retornar o mais rápido possível as sua práticas esportivas, tanto as cotidianas como as relacionadas á sua atuação profissional.


Qual a importância da Fisioterapia no desporto?


O profissional fisioterapeuta irá atuar de forma preventiva para que não ocorra as lesões e irá atuar depois que são detectadas lesões, acidentes e etc. Após a ocorrência de lesões musculoesqueléticas, o profissional fisioterapeuta terá a função de reabilitar o atleta, tratando as dores, cicatrizando as lesões, realizando trabalhos de fortalecimento muscular e melhorando a performance desse atleta com um todo. O fisioterapeuta irá orientar o atleta afim de evitar os riscos decorrentes da lesão que já ocorreu. Além disso, o fisioterapeuta irá realizar frequentes avaliações funcionais para verificar o condicionamento físico e o andamento da recuperação das lesões sofridas, ou seja, auxiliará na prevenção do aparecimento ou retorno da lesão ou sintomas decorrente dela.
A fisioterapia foca na rapidez da recuperação dos atletas, tendo atenção ao controle da lesão, tendo o cuidado de elaborar um programa ideal e individual para cada atleta, associando a correção postural aos exercícios realizados para que haja melhoras no condicionamento físico, ganhos de força muscular e


Quais são as lesões mais comuns nos esporte?


Claro que cada esporte específico oferece um determinado índice de lesões. Porém as mais observadas, independente do tipo de esporte praticados são:
*Tendinites, bursites, entorses, contusões, luxações, fraturas, distensões, rompimento de ligamentos e inúmeras outras.





quinta-feira, 28 de maio de 2015

Atuação da Fisioterapia no esporte








Este breve vídeo mostra como nós profissionais Fisioterapeutas atuamos na reabilitação dos atletas de ponta.

Este vídeo mostra especificamente atleta do futebol brasileiro se recuperando de lesão muscular na coxa.


A Fisioterapia desportiva visa a reabilitação, prevenção e atenção seja do atleta profissional e também amador. Têm por objetivo, devolver o atleta o mais rápido possível as suas atividades esportivas. A atuação da fisioterapia desportiva costuma ser mais rápido e funcionalmente mais efetivo, uma vez que atletas necessitam executar com maior precisão todas as funções do seu corpo, principalmente os atletas profissionais de ponta.
A Fisioterapia desportiva será empregada quando atletas apresentarem disfunções traumato-Ortopédicas, como lesões, acidentes e inúmeras outras decorrentes das práticas esportivas.


Todos os tratamentos empregados pela Fisioterapia têm a finalidade de reduzir as dores, cicatrizar lesões, reduzir processos inflamatórios, resgatar e| ou aprimorar a potência e força muscular, e sobretudo tornar imediata o retorno dos movimentos e das articulações funcionais e esportivas plenas, bem como atuar também na prevenção das lesões.

Bom Dia Brasil - Doenças Reumáticas






Reportagem sobre doenças reumáticas realizada pelo Bom Dia Brasil - Rede Globo
 No Brasil existem cerca de 15 milhões de pessoas sofrendo de algum tipo de doença reumática.





espondilite anquilosante




             Espondilite anquilosante:




 O que é?




Trata-se de uma doença de característica inflamatória crônica que acomete as articulações da coluna vertebral, quadril e ombros.




Qual a causa desta doença?




Até o presente momento possui causa desconhecida. Portanto, é uma doença que ainda não possui cura e sim controle dos desconfortos e progressão da doença.




Como é feito o diagnóstico dessa doença?




O diagnóstico é feito através de exames complementares de imagem, como o RX convencional, cintilografia óssea e teste sorológico HLA-B27 que é um teste genético e também tomografias computadorizadas da articulação sacroilíaca e da coluna. A presença dos sintomas da doença por mais de 3 meses e um comprometimento de grau 2 a 4 nas duas articulações sacroilíacas ou de grau 3 a 4 em uma única articulação sacroiliaca ajuda a fechar o diagnóstico com mais precisão.




Quem pode ter espondilite anquilosante?




O sexo masculino é mais acometido pela doença do que o sexo feminino, ou seja, a proporção é maior entre os homens. Esta patologia também possui características hereditárias. O início desta patologia costuma ocorrer na faixa etária entre os 15 aos 40 anos.




Quais são os sintomas?




Os sintomas aparecem lentamente e costumam evoluir ao longo da vida. Os principais sintomas são:


* Dor nas costas, com duração de pelo menos 3 meses que piora com o repouso e melhora com os exercícios físicos. Isso ocorre porque há uma rigidez nas articulações, principalmente pela manhã ao acordar.
*Dor nas articulações
*Dor no calcanhar, podendo ser difícil colocar os pés no chão.
*Dificuldade na respiração
*Redução da expansibilidade torácica
*Aumento da cifose e projeção da cabeça para frente
*Febre baixa em torno de 37 cº
*Cansaço e apatia.
*Vermelhidão em um dos olhos e dificuldade em olhar para a luz.




Qual o tratamento para esta patologia?




Ainda não existe cura para esta patologia, mas existe o controle da progressão da doença e o alívio do desconforto e melhora e manutenção da qualidade de vida do indivíduo acometido.




Os tratamentos prescritos pelo profissional médico englobam o uso de medicamentos analgésicos e antiinflamatórios, alguns casos mais graves intervenção cirúrgica para colocação de prótese com o objetivo de melhorar a amplitude de movimento das articulações acometidas.
Os tratamentos não invasivos são realizados pelo profissional Fisioterapeuta.


Como o profissional Fisioterapeuta pode ajudar?


O profissional fisioterapeuta irá atuar na recuperação do quadro físico do paciente acometido pela doença, promovendo alívio e redução dos quadros dolorosos articulares, da rigidez das articulações, da melhora dos quadros respiratórios, da redução da má postura e das outras sintomatologias que causam a incapacidade funcional, através dos inúmeros recursos físicos utilizados pela Fisioterapia, como a prescrição adequada de exercícios físicos específicos, acupuntura e eletroterapia para alívio das dores (inúmeros outros).




Qual o impacto desta doença na sociedade?


Por ser uma patologia ainda sem causa e cura conhecidas, os impactos sociais que causam é a incapacidade funcional com consequente aposentadoria precoce por invalidez.


































domingo, 17 de maio de 2015

Diferença entre o profissional Fisioterapêuta e o profissional massagista (massoterapeuta)

Fisioterapia - De acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), a Fisioterapia é uma ciência da saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas, lesões, acidentes e por doenças adquiridas.


 O profissional fisioterapeuta atua na Reabilitação Física (recuperação da saúde e integridade física e funcionalidade do corpo humano) e fundamenta sua ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da Biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da Bioquímica, da Biofísica, Biomecânica, da Cinesia, da Sinergia funcional e da Cinesia patologia de órgãos e sistemas do corpo humano e as disciplinas comportamentais e sociais.
Fisioterapeuta é o profissional da área da saúde, devidamente registrado em seu Conselho Regional, com formação acadêmica superior, habilitado á construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais (diagnóstico Cinesiológico Funcional), à prescrição das condutas fisioterápicas, a sua ordenação e indução no paciente, bem como, o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço.
Os procedimentos da Fisioterapia contribuem para a prevenção, cura e recuperação da saúde. Para que o Fisioterapeuta eleja os procedimentos que serão utilizados, será necessário proceder á elaboração do diagnóstico Cinesiológico funcional identificando a abrangência da disfunção, assim como acompanhar a resposta terapêutica aos procedimentos indicados pelo próprio fisioterapeuta.


Alguns exemplos dos recursos usados por fisioterapeutas são:
Cinesioterapia - Terapia por movimentos. São procedimentos onde se usa o movimento com os músculos, tendões e estruturas do SNC (sistema nervoso Central) e periférico com a finalidade de recuperar a funcionalidade dos mesmos.
Eletrotermofototerapia - Procedimento com aparelhos geradores de sinais elétricos, como o ultra-som terapêutico, o laser, TENS e inúmeros outros, utilizados para tratamento de dores e recuperação de estruturas comprometidas.
Mecanoterapia - Procedimentos com aparelhos mecânicos para fortalecer, alongar, repotencializar a musculatura e reeducar movimentos comprometidos.
O fisioterapeuta utiliza recursos físicos para os seus tratamentos.




Fisioterapia:
Trata-se de uma profissão da saúde regulamentada pelo Decreto-Lei 938|69.


Assim como ocorre com os outros profissionais da área da saúde, o profissional Fisioterapeuta também possui suas especializações, conheça algumas delas:


*Acupuntura (Resolução COFFITO 219| 2000).
*Fisioterapia do Trabalho (Resolução COFFITO 351| 2008).
*Fisioterapia Neurológica (Resolução COFFITO 226| 2001).
*Fisioterapia Traumato-Ortopédica (Resolução COFFITO 260| 2004).
*Fisioterapia em Terapia Intensiva (Resolução COFFITO 372| 2009).
*Fisioterapia respiratória (Resolução COFFITO 318| 2006).


E muitas outras...


Não existe a profissão técnico em Fisioterapia, se existe em algum lugar, não é regulamentado e nem reconhecido pelo Conselho Federal e|ou regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. A Fisioterapia só pode ser exercida por profissionais Fisioterapeutas portadores de diplomas de nível superior e por nenhum outro profissional da área da saúde e muito menos com nível técnico (não existe). A Fisioterapia jamais será um recurso massoterapêutico. O Profissional Fisioterapeuta não é massagista.


Profissionais da área da saúde com nível superior em geral (fisioterapeutas, médicos, dentistas, psicólogos, nutricionistas e outros) podem sim se desejarem, utilizar a massoterapia (terapia por massagens) como recurso em seus tratamentos, porém o contrário não pode ocorrer, ou seja, o profissional Massoterapeuta (massagista) não pode utilizar tratamentos empregados pelos profissionais da área de saúde em geral (fisioterapeutas, médicos, dentistas e outros), uma vez que possuem conhecimentos de nível restritamente técnico e não estão habilitados para tal conduta.

Massoterapeuta: É o profissional massagista. É uma profissão de nível restritamente técnico que usa um grupo de técnicas e procedimentos terapêuticos naturais, não invasivos, ou seja, comumente massagens para promover o bem estar e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
As massagens, possuem sim benefícios comprovados para o resgate da saúde - reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde e pode ser empregado e utilizados em conjunto com outros tratamentos convencionais, de diversas especialidades dos profissionais da área da saúde não há problema algum.



domingo, 3 de maio de 2015

Fisioterapeuta fala sobre o tratamento de dores nas costas








Vídeo informativo sobre A atuação da Fisioterapia no tratamento das dores nas costas

Profissional Fisioterapeuta descreve com precisão como atuamos.

sábado, 25 de abril de 2015

O que é Fisioterapia?









O que é Fisioterapia?

Conheça a profissão Fisioterapia




Vídeo institucional realizado pelo CREFITO 3 - Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3º região SP. Este vídeo mostra apenas um pouco da atuação do profissional Fisioterapeuta.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Acupuntura - Especialidade do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional ...




Vídeo do CREFITO 8 - Conselho regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 8º região - Paraná.













Acupuntura é uma terapia complementar utilizada atualmente no Brasil por todos os profissionais da área da saúde de nível superior e com curso em Acupuntura, portanto, diz-se que a acupuntura é multiprofissional. A acupuntura não é exclusividade de profissionais médicos.








Os profissionais Fisioterapeutas foram os primeiros no Brasil a utilizarem a acupuntura na reabilitação dos pacientes, isso ocorreu precisamente no ano de 1985, desde então os benefícios da Acupuntura foram sendo cientificamente comprovados por pesquisas realizadas no âmbito da saúde e o número de profissionais que procuraram essa especialização foi crescendo, não só no Brasil como em todo o mundo, principalmente nos países orientais e europeus. Por ter seus benefícios comprovados cientificamente, os profissionais de outras áreas da saúde também se interessaram pela técnica, isso fez com que os respectivos conselhos de cada profissão da área da saúde (odontologia, veterinária, Fisioterapia, medicina e outras) regulamentassem e reconhecessem a prática como especialização entre os seus membros registrados.








O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) regulamentou e reconheceu a Acupuntura também como especialidade do profissional Fisioterapeuta (Resolução COFFITO 219| 2009).


COFFITO - Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
CREFITO -2 : Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do RJ











quarta-feira, 15 de abril de 2015

Programa Bem Estar - Rede Globo - Acupuntura é prática Multiprofissional
















Programa Bem Estar da Rede globo exibido em 21 novembro 2014. Apresentadores erram e pedem desculpas aos profissionais de Acupuntura.

O que é a Acupuntura?


Segundo a Organização Mundial da Saúde, a Acupuntura é um método de tratamento complementar (terapia complementar).



Quem pode exercer a Acupuntura no Brasil?


Todo e qualquer profissional da área da Saúde com nível superior e com curso em Acupuntura. Por isso, a Acupuntura é multiprofissional ou multidisciplinar (exercida por todos os profissionais da área da saúde) e não exclusiva de profissionais médicos.





Acupuntura em campos da área da saúde:
Acupuntura e Fisioterapia| Terapia Ocupacional:
A aplicação da terapia mais conhecida pelos usuários diz respeito a tratamentos em condições de dores e distúrbios com suas consequentes dificuldades motoras. Por isso, naturalmente o Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - COFFITO tenha sido o primeiro do Brasil a reconhecer o uso da Acupuntura por seus membros afiliados, o que ocorreu mediante a publicação da Resolução nº 60 , de 22 de junho de 1985, que estabelece que o Fisioterapeuta pode aplicar a Acupuntura complementarmente no exercício de suas atividades profissionais. Recentemente, em 2011, O COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia) disciplinou a especialidade em Acupuntura para Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais mediante as resoluções de nº 393 e 405, respectivamente.

Acupuntura e Psicologia:
Profissionais psicólogos usam a terapia Acupuntura voltada para o tratamento de transtornos psicológicos e para promover o bem estar emocional do paciente. No Brasil, a resolução do Conselho Federal de Psicologia nº 05| 2002 reconhece a Acupuntura como prática útil e eficiente ao trabalho do psicoterapeuta.

Acupuntura veterinária:
Profissionais veterinários realizam a prática da terapia Acupuntura em animais.

Acupuntura e Odontologia (dentistas):
Profissionais dentistas utilizam para tratamentos dentários, principalmente como método de analgesia em procedimentos dolorosos.

E assim por diante, estes foram apenas alguns exemplos.









quarta-feira, 25 de março de 2015

JM Fisioterapia especializada em dores e doenças articulares

JM Fisioterapia especializada em dores e doenças articulares



   Sobre a JM Fisioterapia especializada:




Atuamos na área de FISIOTERAPIA. Realizamos tratamentos de Fisioterapia para quadros de dores articulares de naturezas agudas (aparecimento súbito) e| ou crônicas (persistente), doenças e lesões que comprometem o funcionamento do sistema musculoesquelético (ossos, tendões, músculos e ligamentos). 
O comprometimento do sistema musculoesquelético (articulações) geram distúrbios motores e consequente incapacidade funcional. Nosso compromisso consiste em melhorar a qualidade de vida do paciente, aliviando os quadros dolorosos que normalmente acompanham as lesões e| ou doenças articulares, reduzindo incapacidades funcionais e restabelecendo a capacidade do indivíduo de realizar as atividades cotidianas. Por isso, prestamos atendimentos de Fisioterapia Traumato-Ortopédica no pré-cirúrgico (antes da cirurgia) e também no pós-cirúrgico (após a cirurgia). A atuação da Fisioterapia no pós-cirúrgico Ortopédico
têm por finalidade minimizar queixas, acelerar a recuperação e potencializar o resultado da cirurgia, agindo na plena recuperação do paciente, aliviando possíveis dores, rigidez da articulação operada, eliminado os edemas (inchaços), prevenindo cicatrizes hipertróficas e evitando os efeitos nocivos causados pela imobilização como a fraqueza muscular, atrofia e consequente perda de forças musculares e inúmeras outros quadros.

Conhecendo a profissão Fisioterapia:



             O que é Fisioterapia?
De acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). Fisioterapia é uma ciência da Saúde que estuda, previne e trata distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, traumas e doenças adquiridas. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da Biologia, Ciências Morfológicas, Ciências Fisiológicas, das patologias, Bioquímica, Biofísica, Biomecânica do Movimento Humano, Cinesia, Sinergia funcional, Cinesio patologia de órgãos e sistemas do corpo humano e as disciplinas comportamentais e sociais. 
"PHYSIS" significa "Natureza" e "THERAPEIA" quer dizer "tratamento" pode ser definida em sentido amplo como a Ciência que estuda o movimento humano e que utiliza recursos físicos. Como exemplo de recursos físicos podemos citar o calor, frio, água, mecanoterapia, cinesioterapia, equipamentos de eletrotermofototerapia e inúmeros outros recursos da Fisioterapia que são empregados no tratamento e na cura.


O que é um diagnóstico cinético funcional ou Diagnóstico Fisioterapêutico?
Fisioterapeutas atuam na reabilitação física e realizam diagnósticos, prevenção e tratamentos de disfunções cinético-funcionais dos órgãos e sistemas. Diagnóstico Cinético funcional (diagnóstico fisioterapêutico) é a conclusão que o profissional emite sobre um conjunto de informações acerca da funcionalidade do corpo humano, principalmente a motora e musculoesquelética.


Como é feito o diagnóstico Cinético-funcional ou diagnóstico Fisioterapêutico?
A formulação  de um diagnóstico Cinético-funcional é normalmente realizada com base na entrevista (anamnese) e exame físico do paciente, quando são identificadas as limitações e disfunções do paciente. O agrupamento e análise desses dados pelo fisioterapeuta resulta numa conclusão acerca do estado funcional do paciente. O diagnóstico Cinético-funcional pode então ser utilizado para que um programa de tratamento (treinamento e| ou reabilitaçãoseja posteriormente prescrito pelo profissional fisioterapeuta para o paciente.


Quem é o profissional Fisioterapeuta?
Fisioterapeuta é o profissional da Saúde , devidamente registrado em seu Conselho Regional, com formação acadêmica superior, habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais (Diagnóstico Cinesiológico Funcional) , á prescrição das condutas Fisioterapêuticas, a sua ordenação e indução no paciente, bem como, o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço.

Trata-se de uma profissão da Saúde regulamentada pelo Decreto-Lei 938|69.  


O profissional Fisioterapeuta pode ter especialização?
Sim. Como qualquer profissional da área da saúde com nível superior, o profissional Fisioterapeuta que desejar, também pode ter várias especializações, como cursos de pós-graduação, mestrado e| ou doutorado, realizados nacionalmente ou internacionalmente.


As especialidades da Fisioterapia reconhecidas pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) SÃO:


*Acupuntura (Resolução COFFITO 219|2000)
*Fisioterapia Dermato-funcional (Resolução COFFITO 362|2009)
*Fisioterapia Esportiva (Resolução COFFITO 351|2008)
*Fisioterapia do Trabalho (Resolução COFFITO 351|2008)
*Fisioterapia Neurofuncional (Resolução COFFITO 189| 1998)
*Fisioterapia em Oncologia (Resolução COFFITO 364| 2009)
*Fisioterapia Respiratória (Resolução COFFITO 318|2006)
*Fisioterapia Traumato Ortopédica (Resolução COFFITO 260| 2004).
*Fisioterapia em Saúde Coletiva (Resolução 363| 2009)
*Fisioterapia em Saúde da mulher (Resolução COFFITO 365| 2009).
*Fisioterapia Aquática (Resolução COFFITO 443|2014)
*Fisioterapia em Terapia Intensiva (Resolução COFFITO 402| 2011).
*Osteopatia (Resolução COFFITO 398| 2011)
*Quiropraxia (Resolução COFFITO 399| 2011)

Qual o mercado de trabalho do profissional Fisioterapeuta?
Consultórios, clínicas e hospitais, asilos, escolas, domicílios, clubes, academias, empresas, unidades básicas ou especializadas de saúde, pesquisas científicas, magistério (docência do ensino superior) e entre outros serviços públicos e| ou privados.






JM Fisioterapia especializada em dores e doenças articulares:

       Sobre os atendimentos:
Áreas da Fisioterapia que atuamos?

Reabilitamos nas seguintes áreas da Fisioterapia:


Atenção: Nossos atendimentos são realizados em consultório com hora marcada.

Fisioterapia Traumato-Ortopédica funcional: Destinada a lesões musculares, osteomioarticulares e tendíneas resultantes de traumas, esforços repetitivos e doenças ortopédicas. Trata e previne dores e doenças dos ossos, músculos, tendões, ligamentos e atua também na reabilitação de cirurgias ortopédicas (recuperação pós-cirúrgicas ortopédicas). O tratamento consiste na utilização da eletrotermofototerapia (equipamentos utilizados em fisioterapia que emitem correntes de ondas elétricas| mecânicas e radiações termogênicas - calor), cinesioterapia (exercícios físicos de movimentos motores específicos que resultam em fortalecimentos musculares das estruturas acometidas.

Exemplos de patologias Ortopédicas que tratamos:


Coluna: Hérnia de disco, lombalgia, lesão do N. ciático - dor ciática, bico de papagaio, escoliose, lordose, pós-cirúrgicos e inúmeras outras.

Quadril: Osteoartrose do quadril e artroplastia de quadril (recuperação pós-cirúrgica) e inúmeras outras.

Joelhos: Lesão de meniscos, lesão de ligamentos, tendinites, gonastrose (artrose de joelhos), cisto de Baker, recuperação pós-cirúrgicas e inúmeras outras.



Pés e tornozelos: Pé chato, entorse de tornozelo, fasceíte plantar, esporão de calcâneo, lesão do tendão de Aquiles, recuperação pós-cirúrgicas e inúmeras outras.



Ombros: Lesão do manguito rotador, tendinites, bursites, capsulite adesiva (ombro congelado), recuperação pós-cirúrgicas e inúmeras outras.

Mãos: Síndrome do túnel do carpo, tenossinovite de De Quervain, contratura de Dupuytren, dedo em martelo, dedo em gatilho, Síndrome do canal de Guyon, recuperação pós-cirúrgicas e inúmeras outras.




Fisioterapia em Reumatologia Funcional: Reumatismo é a nomenclatura utilizada para englobar inúmeras doenças que afetam o sistema musculoesquelético, comprometendo a sua funcionalidade. Reumatismos não afetam apenas idosos. As doenças reumáticas podem acometer indivíduos de qualquer faixa etária. Doenças reumáticas raramente são fatais, porém, podem causar dores e levam o indivíduo a incapacidade funcional.


 A Fisioterapia em Reumatologia Funcional é voltada para o tratamento das dores e doenças crônicas e progressivas, ou seja, aquelas que comprometem o tecido conjuntivo, articulações e sistema imunológico, que acarretam em diversos distúrbios motores. O objetivo principal é a reintegração do indivíduo na sociedade, por isso a Fisioterapia irá retardar e |ou minimizar os déficits identificados, minimizar as dores e incapacidades funcionais, prevenir deformidades articulares, fortalecer musculaturas e alongar grupos musculares afetados, visando sempre resultar qualidade e bem estar das atividades funcionais. O tratamento das doenças reumáticas basicamente são feitas com uso de medicamentos (medicamentos são prescritos pelo profissional médico) e Fisioterapia.
 
Exemplo de doenças reumáticas que tratamos:
*Artrites, artroses, tendinites, gota, osteoporose, fibromialgia, espondilite anquilosante e inúmeras outras.




Fisioterapia em Neurologia Funcional (Neurofuncional): Destina-se ao tratamento de lesões que envolvam o Sistema Nervoso Central (SNC), sistema nervoso periférico (medula espinhal e ramificações nervosas) e lesões adquiridas por acidentes. O tratamento consiste na aprendizagem motora através de recursos cinesioterápicos e mecanoterápicos, ou seja, a realização e repetição de exercícios terapêuticos que proporcionam e resultam na facilitação neuromuscular. Buscamos estimular através de recursos próprios novas vias de condução nervosa ou mesmo manter a integridade das existentes. Na Fisioterapia Neurológica Funcional reabilitamos pacientes com sequelas motoras decorrentes de doenças e| ou lesões adquiridas.
Exemplo de doenças neurológicas que tamos:
*Mal de Parkinson, esclerose múltipla, miopatias (problemas musculares), neuropatias (problemas de nervos periféricos), AVC (acidente vascular cerebral ou AVE - acidente vascular encefálico) e inúmeras outras.


Horário do nosso expediente:


Atendimentos com hora marcada em consultório
Expediente: 2a á 6a feira - 8:00 ás 20:00


Formas de pagamento:
Trabalhamos com pagamentos por sessão (individual).
Trabalhamos com vários pacotes mensais parcelados nos cartões
Aceitamos cartões de débito e crédito
 Cheques são aceitos apenas para fechamento de pacotes, sendo necessário esperar a compensação do mesmo para realizar os tratamentos.




Aviso importante:
Nossos honorários incluem a consulta (avaliação fisioterápica) + o tratamento (ambos realizados no mesmo atendimento).
Pedimos aos pacientes que colaborem com os atendimentos trazendo exames de imagens solicitados por seus médicos, ou seja, que mostrem a lesão ou doença a ser tratada. Exemplo: RX-Convencional, RM (ressonância magnética), TC (tomografias computadorizadas) e| ou outros.

Atendemos em domicílio somente pacientes incapacitados de locomoção.









segunda-feira, 23 de março de 2015

Lesão Meniscal do joelho



Lesão do menisco do joelho

A articulação do joelho é grande e também umas das mais susceptíveis a lesões. As lesões podem acometer indivíduos de diferentes idades, raças, sexo e inclusive atletas. Lesões do menisco são muito comuns.


Qual a lesão de menisco mais comum?
Existem anatomicamente no corpo humano 2 meniscos, um localizado mais medialmente e outro mais lateralmente. As lesões podem ocorrer em qualquer um, porém por questões da própria anatomia do corpo humano é mais comum encontrarmos as lesões no menisco medial.


Entendendo a Anatomia do Joelho:
Essa articulação é composta por 3 ossos: O fêmur,  tíbia e patela (nomenclatura antiga rótula). Os meniscos são 2 peças de fibrocartilagem que atuam como "amortecedores" de impacto entre os ossos fêmur e tíbia e ainda auxiliam na estabilização do joelho.


As lesões de menisco ocorrem isoladamente?
Não. Podem vir associadas a outras lesões, como por exemplo, lesões condrais e lesões ligamentares.


O que causa lesões de menisco?
Exercícios de alto impacto e rotacionais decorrentes de práticas esportivas deliberadas, intensas e sem orientações, doenças degenerativas como artrose e outras.


O que se sente no momento em que ocorre a lesão no menisco?
Relata-se uma sensação e barulho de estalo no joelho. Inicialmente, alguns atletas e pessoas conseguem andar, porém com o passar dos dias, o joelho torna-se mais rígido e pode-se observar um edema (inchaço).


Os sintomas mais observados nesta lesão são: Dores localizadas, rigidez, inchaço e derrame articular, dificuldade de flexionar ou extender os joelhos (bloqueio articular).


Como é feito o diagnóstico e o tratamento?
Ao  profissional médico Ortopedista compete a prescrição de medicamentos e também pode-se solicitar exames de imagem como a RM (ressonância magnética) e cirurgias (quando for o caso). Ao profissional Fisioterapeuta cabe a reabilitação do quadro, com objetivo de restaurar a funcionalidade do membro e tornar o indivíduo apto para o retorno de suas funções rotineiras, por exemplo, os tratamentos realizados por Fisioterapeutas, incluem: Tratamento das dores (também), edema (inchaço), bloqueios articulares e fortalecimento do membro acometido, com recursos Fisioterápicos, que são da competência do profissional Fisioterapeuta.











domingo, 8 de março de 2015

Treinamento funcional na terceira idade



Treinamento Funcional na terceira idade


Hoje quero chamar atenção sobre a longevidade. Todo mundo sabe que o envelhecimento é um processo natural da vida e está ligado a perda do domínio corporal, fazendo com que os movimentos do corpo humano sejam menos explorados. Pesquisas que relacionam exercícios e a longevidade apontam que, indivíduos ativos apresentam menor deterioração da aptidão física.
O treinamento funcional é um verdadeiro parceiro dos idosos, esta modalidade diminui o risco de lesões, além de fornecer um preparo extra para o idoso desempenhar atividades rotineiras com mais autonomia.
Uma das principais causas que levam a incapacidade funcional na terceira idade são as quedas (podendo inclusive ocorrer dentro de casa), esses acidentes geralmente decorrem de anormalidades do equilíbrio, fraqueza muscular e anormalidades do passo. Estimativas apontam que a participação em um programa de exercícios é capaz de reduzir em 25% os casos de doenças cardiovasculares, 10% casos de AVC (acidente vascular cerebral) e 30% para 10% o número de indivíduos incapazes de cuidar de si mesmos, além de mostrar relevância na facilitação de adaptação a aposentadoria.


O que é o Treinamento Funcional e por quê está sendo tão procurado?


O treinamento funcional enfatiza movimentos naturais que o corpo foi projetado para desempenhar, ou seja, os treinos simulam os movimentos que realizamos diariamente, como: Agachar, girar, empurrar e etc.


Como treinar funcionalmente?


Os movimentos realizados integram todos os grupos musculares de forma uniforme, ou seja, não são trabalhados músculos isoladamente. Os equipamentos usados são livres, como: Halteres, cordas, bolas e etc.


Quais são os benefícios que oferecem?


Inúmeros são os benefícios. Ocorrem melhoras posturais, de equilíbrio, reduz lesões degenerativas e quadros de dores articulares, melhora a coordenação motora e etc.


Por onde começar o treinamento funcional?


A base do treinamento funcional são os movimentos naturais do próprio corpo. A modalidade é indicada para todos. A Fisioterapia é uma profissão inteiramente ligada aos exercícios funcionais, uma vez que atua na reabilitação física e integra inúmeros exercícios em suas sessões.




Um bom treinamento melhora a saúde por completo. Saúde física, mental e social.