Diga não as dores! Viva sem dor!

Diga não as dores! Viva sem dor!

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Acupuntura - Especialidade do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional ...




Vídeo do CREFITO 8 - Conselho regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 8º região - Paraná.













Acupuntura é uma terapia complementar utilizada atualmente no Brasil por todos os profissionais da área da saúde de nível superior e com curso em Acupuntura, portanto, diz-se que a acupuntura é multiprofissional. A acupuntura não é exclusividade de profissionais médicos.








Os profissionais Fisioterapeutas foram os primeiros no Brasil a utilizarem a acupuntura na reabilitação dos pacientes, isso ocorreu precisamente no ano de 1985, desde então os benefícios da Acupuntura foram sendo cientificamente comprovados por pesquisas realizadas no âmbito da saúde e o número de profissionais que procuraram essa especialização foi crescendo, não só no Brasil como em todo o mundo, principalmente nos países orientais e europeus. Por ter seus benefícios comprovados cientificamente, os profissionais de outras áreas da saúde também se interessaram pela técnica, isso fez com que os respectivos conselhos de cada profissão da área da saúde (odontologia, veterinária, Fisioterapia, medicina e outras) regulamentassem e reconhecessem a prática como especialização entre os seus membros registrados.








O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) regulamentou e reconheceu a Acupuntura também como especialidade do profissional Fisioterapeuta (Resolução COFFITO 219| 2009).


COFFITO - Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
CREFITO -2 : Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do RJ