Diga não as dores! Viva sem dor!

Diga não as dores! Viva sem dor!

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A importância dos alongamentos.

Alongamentos são essenciais para ativar o trabalho da nossa musculatura, além de aquecer e preparar o corpo para a realização de exercícios, ajuda a manter a forma, funciona como válvula de escape para a redução do estresse e fadiga do dia-a-dia e melhora a postura, isso ocorre porque durante a atividade física o cérebro libera na corrente sanguínea um neurotransmissor de fundamental importância para a sensação de bem-estar que é a endorfina.
Alguns benefícios do alongamento: Reduz tensões musculares, previne lesões, melhora a postura, ativa a circulação do sangue, reduz o estresse e a fadiga, previna as dores, aumenta a concentração, melhora os reflexos e muito mais.
Atenção: É essencial a prescrição correta destes exercícios e o acompanhamento de profissionais especializados.



Dicas de alongamentos para prevenir dores nas costas:

1)Fique na posição de gato. Leve o quadril para trás, os braços para frente até encostar a testa no chão. Sinta o alongamento dos músculos da coluna e dos ombros. Permaneça por 20 segundos nesta posição e relaxe.

2)Em pé, quadril encaixado, joelhos soltos, leve os braços estendidos para cima. Mantenha o alongamento por 10 segundos e relaxe.

3)Sente-se em uma cadeira ou banco, mantendo os pés apoiados no chão, a coluna reta e os braços suavemente apoiados sobre os joelhos. Levar a cabeça para baixo, sinta o alongamento dos músculos da nuca e costas. Mantenha o alongamento por 10 segundos, relaxe e volte à posição inicial.

Você levanta peso corretamente?

Levantar pesos de qualquer maneira provocam dores na coluna, num dado momento após um esforço a pessoa pode ficar impossibilitado de voltar à posição em pé. Então que tal aprender a levantar um peso corretamente? Sua coluna vai agradecer.
Quando for levantar um peso, mantenha as costas estendidas e flexione os joelhos para pegar o objeto, não esqueça que a coluna deve permanecer reta. Aproxime o objeto do corpo e levante estendendo os joelhos e os quadris (use a força dos joelhos e quadris). Em hipótese alguma, levante o peso com os joelhos estendidos e o corpo dobrado para frente. Caso o objeto seja muito pesado, o ideal é que você pegue o peso do chão seguindo as recomendações acima, só que por ser muito pesado, você deverá colacá-lo sobre uma superfície ou apoio e daí você deve realizar um novo movimento até levantar o peso para o nível desejado. Evite levantar o peso do chão para a superfície de apoio mais alta de uma só vez.