Diga não as dores! Viva sem dor!

Diga não as dores! Viva sem dor!

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Entorse de Tornozelo

O que é entorse de tornozelo?
Trata-se de uma lesão que pode envolver um ou mais ligamentos do tornozelo. A entorse de tornozelo pode ocorrer em inversão (mais comum) que é quando o tornozelo volta-se para o sentido medial do corpo e pode ocrrrer em eversão (menos comum) que é quando o tornozelo volta-se para o sentido externo do corpo.
Qual é o papel dos ligamentos?
Ligamentos proporcionam estabilidade, são encarregados de limitar os movimentos, no caso da articulação do tornozelo eles limitam os movimentos laterais. Algumas entorses do tornozelo são piores do que outras, portanto a gravidade de uma entorse de tornozelo depende se o ligamento foi estirado, parcialmente, roto ou completamente roto e ainda do número de ligamentos que foram envolvidos na lesão. Lembrando que quando o ligamento sofre uma rotura completa é necessário procedimento cirúrgico urgente, porque neste caso ocorre uma ruptura total e pode ter uma associação de fratura exposta.
Quais são as causas da entorse ou torção do tornozelo?
Resultam frequentemente de quedas, podem ocorrer também durante a prática de algum desporto, pode ocorrer por causa de saltos altos em mulheres ou calçados inadequados nas pessoas em geral, caminhar ou correr sobre uma súperfície irregular. Às vezes ocorre também por causa do enfraquecimentomuscular da articulação do tornozelo, sendo necesário realizar fortalecimento muscular.
Quais são os sinais e sintomas?
Dor, inflamação, hematoma, dificuldade em caminhar, rigidez da articulação e edema na articulação.


Tratamentos:


*Pode ser utilizado medicamentos prescritos por médicos.
*Fisioterapia Traumato-Ortopédica:Iniciar um programa de reabilitação o mais rápido possível para promover a cicatrização e aumentar as amplitudes de movimento da articulação, além de trabalhar também a dor, edema e inflamação. Isso inclui prescrição de exercícios que será fornecida pelo fisioterapeuta.
*Nos casos mais graves, deve ser realizado imediatamente cirurgia para reperar o ligamento danificado.