Diga não as dores! Viva sem dor!

Diga não as dores! Viva sem dor!

sexta-feira, 11 de março de 2011

Acidente Vascular Cerebral - AVC - Derrame.

Vivemos em um mundo caótico, acelerado e com estilos de vida cada vez menos saudáveis. No Brasil aproximadamente 100 mil pessoas são vítimas de um acidente vascular e ao contrário do que se pensa, atualmente essa patologia não escolhe faixa etária e sim hábitos de vida. Na antiguidade o AVC costumava acometer indivíduos com idades mais avançadas, porém com o passar dos tempos os hábitos de vida foram se modificando e as pessoa foram ficando cada vez mais estressadas e com pouco tempo para adquirir hábitos mais saudáveis. Segundo o Ministério de Saúde 43 mil óbitos decorrentes do AVC estão localizados na região Sudeste do país.O dia 29 de outubro ficou conhecido como dia Mundial do AVC.



O que é um Acidente Vascular Cerebral -AVC?
Trata-se de uma patologia de início agudo que acarreta um déficit neurológico e resulta em distúrbio na circulação cerebral, gerando uma diminuição do aporte de oxigênio às células cerebrais provocando morte celular.


 Existem basicamente dois tipos de Acidente vascular cerebral (ou encefálico):



AVC Isquêmico - Ocorre oclusão de um vaso sanguíneo e esse vaso obstruído interrompe o fluxo sanguíneo na região, esse é o tipo mais comum e ocorre em 80% dos casos.Normalmente a cirurgia (quando há possibilidade)consiste em colocar uma mola do tipo Stens para realizar a revascularização local.

AVC Hemorrágico - Como o nome já sugere, ocorre uma hemorragia (sangramento) na área afetada, podendo portanto gerar outras complicações porque a hemorragia acarreta em um aumento da PIC (pressão intracraniana) e comprime áreas adjacentes do cérebro, além de gerar um edema cerebral (inchaço) e outras complicações que dependerá da área do cérebro acometida. É o tipo mais grave e ocorre em 20% dos casos.Normalmente o paciente costuma tomar medicação via oral para tentar "enxugar" o túmor (reduzir o tamanho antes de ser pensado a possibilidade de uma intervenção cirúrgica).



Quais são os fatores de risco mais comuns?
Pressão alta - Hipertensão arterial sistêmica. A primeira providência a ser tomada por qualquer indivíduo independente da faixa etária é o controle da pressão arterial.
Tabagismo - Outra preocupação grande é o cigarro, pois o cigarro é vasocosntrictor (reduz o calibre dos vasos) e entope.
Diabetes - Cuidado com excesso de açúcar no sangue!
Colesterol alto - Manter o LDL colesterol ruim sobre controle o o HDL colesterol bom mais elevado em relação ao colesterol ruim. Cuidado com as gorduras saturadas!
Álcool - Reduzir e preferencialmente evitar o consumo.
Sedentarismo - Praticar uma caminhada ao ar livre e com orientação é fundamental para manter os sinais vitais sob controle (frequência cardíaca,respiratória e pressão arterial).
Fatores Psicossomáticos - Estresse, raiva, excesso de preocupação e outros.
Doenças cardíacas e outras causas.



O que se sente?
Fraqueza ou formigamento na face, braço ou perna preferencialmente de um lado do corpo, confusão mental, aleração na fala ou na compreensão, alterações visuais, alteração no equilíbrio e coordenação motora, alteração na marcha, dor de cabeça súbita (repentina) e sem causa aparente.



Prevenção?
Controlar a pressão arterial. Lembre sempre que, mediante a um ataque de AVC ocorre um pico hipertensivo. A pressão alta faz com que o coração tenha que bater mais rápido para distribuir o sangue ao corpo, as artérias que são vasos calibrosos têm uma certa elasticidade para comportar o volume desse sangue, se o fluxo for muito intenso e rápido e o indivíduo tiver muitas placas ateromatosas (gordura)depositada na parede das artérias, elas não suportão esse fluxo e irão romper provocando o AVC. Muitas pessoas não têm o hábito de checar pelo menos uma vez por semana a pressão arterial e muitas que são hipertensas só tomam medicação quando sentem desconfortos.
Praticar exercício físico corretamente e na intensidade ideal de acordo com o biotipo e faixa etária do indiíduo.
Atenção com alimentação.



Como se trata o AVC?
Aos profissionais médicos cabem prescrição de medicamentos e realização de cirurgias (em alguns casos). Aos profissionais fisioterapeutas cabe a reabilitação física (recuperação de sequelas motoras).


 O AVC gera hemiplegias (perda de movimentos em um dos lados do corpo) trazendo sérias sequelas motoras. A reabilitação (Fisioterapia) é crucial para o resgate dessas funções perdidas, pois será a Fisioterapia que irá realizar todo o trabalho de recuperação física. É possível o resgate das funções perdidas e o paciente pode ter novamente a sua autonomia para realizar as funções cotidianas. Respeite o seu corpo.



Cuide-se bem e viva feliz!!