Diga não as dores! Viva sem dor!

Diga não as dores! Viva sem dor!

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Doenças do trabalho - LER/DORT.

A Revolução Industrial promoveu a automação dos trabalhos, sem dúvida trouxe modernidade e aumentou a produtividade. O lado negro da Revolução industrial é que apesar de existirem muitas máquinas, eram poucos os trabalhadores qualificados para desfrutarem do seu uso corretamente. Naquele tempo, não havia qualquer consciência sobre as doenças provocadas pelo trabalho e seus equipamentos inadequados, portanto não existia os direitos trabalhistas e assim os trabalhadores que se acidentavam ou adoeciam eram descartados de seus trabalhos. Hoje, no século XXI, os computadores são a principal ferramenta de trabalho e diversão, porém, ficar muito tempo sentado em frente a uma tela de computador, pode significar um grande problema. Uma conscientização mundial declarou o dia 28 de fevereiro como o Dia Internacional das doenças do trabalho.

LER/DORT: Trata-se de um distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho ou lesão por esforço repetitivo. Ler é a designação de qualquer doença causada por esforço repetitivo, ao passo que, DORT é o nome dado as doenças causadas pelo trabalho.

O que provoca LER/DORT?
As causas são intermináveis, mas algumas delas são: Posturas fixas no trabalho por tempos prolongados, longas jornadas de trabalho, pressão do chefe, ritmos intensos de trabalho, ruídos, postos de trabalho inadequados e ambientes insalubres, equipamentos de segurança inadequados, ausência de equipamentos de segurança para o trabalho, ficar muito tempo em pé ou sentado, atividades que exijam força excessiva das mãos e muitas outras.

Quem pode ter LER/DORT?
Trabalhadores em geral, atletas e pessoas que fazem qualquer atividade que tenha muita repetição. São professores, digitadores, bancários, domésticas, dentistas, diaristas, costureiras e muitas outras.
Quais são as doenças que fazem grupo das LER/DORT?
Na verdade as doenças são inúmeras, algumas delas são tendinites, bursites, dor nas costas, fibromialgia, depressão, síndrome do pânico, hérnia de disco, síndrome do carpo, artroses e muitas outras.

Quais são os sintomas?
Os sintomas vão estar de acordo com a doença, podendo estar ligado a fatores psicossomáticos e/ou físicos. Normalmente começa com dores, rigidez nos membros, formigamentos, sono conturbado, insônia, isolamento, edema em membros superiores e/ou inferiores e outros.

Tratamentos disponíveis: Nas doenças trabalhistas, é essencial o acompanhamento de uma equipe com diversas especialidades.

Como posso prevenir?
Faça uma pausa de pelo menos 2 minutos no seu trabalho para fazer um alongamento e esticar-se.
Procure uma válvula de escape para espantar seu estresse depois do trabalho. Uma caminhada leve ao ar livre de pelo menos 30 minutos, ajuda a liberar uma série de neurotransmissores na corrente sanguínea, como por exemplo a serotonina que traz sensação de bem-estar e é fabricado pelo nosso próprio organismo. Assim você vai ter mais facilidade para dormir.
Tente dormir de 7 a 8 horas por dia. O sono é fundamental para restabelecer o sistema imunológico.
Antes de dormir mantenha uma dieta leve e equilibrada.



Cuide-se bem e viva feliz.