Diga não as dores! Viva sem dor!

Diga não as dores! Viva sem dor!

domingo, 8 de março de 2015

Treinamento funcional na terceira idade



Treinamento Funcional na terceira idade


Hoje quero chamar atenção sobre a longevidade. Todo mundo sabe que o envelhecimento é um processo natural da vida e está ligado a perda do domínio corporal, fazendo com que os movimentos do corpo humano sejam menos explorados. Pesquisas que relacionam exercícios e a longevidade apontam que, indivíduos ativos apresentam menor deterioração da aptidão física.
O treinamento funcional é um verdadeiro parceiro dos idosos, esta modalidade diminui o risco de lesões, além de fornecer um preparo extra para o idoso desempenhar atividades rotineiras com mais autonomia.
Uma das principais causas que levam a incapacidade funcional na terceira idade são as quedas (podendo inclusive ocorrer dentro de casa), esses acidentes geralmente decorrem de anormalidades do equilíbrio, fraqueza muscular e anormalidades do passo. Estimativas apontam que a participação em um programa de exercícios é capaz de reduzir em 25% os casos de doenças cardiovasculares, 10% casos de AVC (acidente vascular cerebral) e 30% para 10% o número de indivíduos incapazes de cuidar de si mesmos, além de mostrar relevância na facilitação de adaptação a aposentadoria.


O que é o Treinamento Funcional e por quê está sendo tão procurado?


O treinamento funcional enfatiza movimentos naturais que o corpo foi projetado para desempenhar, ou seja, os treinos simulam os movimentos que realizamos diariamente, como: Agachar, girar, empurrar e etc.


Como treinar funcionalmente?


Os movimentos realizados integram todos os grupos musculares de forma uniforme, ou seja, não são trabalhados músculos isoladamente. Os equipamentos usados são livres, como: Halteres, cordas, bolas e etc.


Quais são os benefícios que oferecem?


Inúmeros são os benefícios. Ocorrem melhoras posturais, de equilíbrio, reduz lesões degenerativas e quadros de dores articulares, melhora a coordenação motora e etc.


Por onde começar o treinamento funcional?


A base do treinamento funcional são os movimentos naturais do próprio corpo. A modalidade é indicada para todos. A Fisioterapia é uma profissão inteiramente ligada aos exercícios funcionais, uma vez que atua na reabilitação física e integra inúmeros exercícios em suas sessões.




Um bom treinamento melhora a saúde por completo. Saúde física, mental e social.