Diga não as dores! Viva sem dor!

Diga não as dores! Viva sem dor!

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013


A Fisioterapia Ortopédica trata disfunções do aparelho locomotor (articulares) que envolvem as seguintes estruturas: Ósseas, tendões, músculos e ligamentos que podem resultar de traumas e fraturas com consequências imediatas e tardias, lesões por esforços repetitivos e doenças de origem Ortopédicas. A Fisioterapia Ortopédica (Fisioterapia especializada), engloba ainda lesões esportivas, desgastes, bem como pequenos e| ou grandes traumas, pós-condições cirúrgicas e doenças congênitas (doenças que indivíduos já nascem com elas).
Inúmeras são as dores e doenças de origem articulares, ou seja, de origem Ortopédicas e elas podem ser decorrentes de causas comuns ou de condições bastante raras na população.
A Fisioterapia Ortopédica trata então as dores e as doenças de origem articulares, bem como suas complicações e| ou limitações físicas decorrentes.

Veja alguns exemplos de dores ou doenças de origem Ortopédicas: Hérnia de disco, ciatalgia, tendinites, bursites, fibromialgia, epicondilites, esporão de calcâneo, gonartrose, artrose, artrites, dedo em gatilho, bico de papagaio, capsulite adesiva (ombro congelado), pós-cirúrgicos Ortopédicos como artroplastia de joelho e quadril, recuperação de fraturas, entorses, contraturas, problemas de membros superiores (ombro, cotovelo, punho e mão) e de membros inferiores (quadril, joelho, tornozelo e pé)
e inúmeras outras condições de dores e doenças de origem Ortopédicas.


A Fisioterapia é uma profissão de nível superior da área da saúde que atua no estudo do movimento humano e tratamento de suas alterações, tendo por objetivo a restituição da capacidade plena de movimento e a prevenção de complicações provenientes de doenças, acidentes ou do uso inadequado do corpo. Várias formas de tratamento podem ser utilizadas nas sessões individuais de Fisioterapia, como a aplicação de meios físicos para tratamento das dores, cinesioterapia, mecanoterapia e inúmeros outros recursos.
Meios físicos - Inúmeras modalidades de energia física podem ser utilizadas, tendo por objetivo diminuir quadros dolorosos, de tensão e inflamação e ainda para aumentar a força muscular, por isso, podem ser utilizados meios físicos térmicos como a Eletrotermofototerapia ou Eletromedicina.
Cinesioterapia - Consiste na orientação e execução de exercícios  devidamente prescritos e supervisionados pelo profissional Fisioterapeuta que têm por objetivo restaurar ou manter a função ótima do organismo. Os exercícios são prescritos para ganho de amplitude articular, alongamento, fortalecimento muscular, desenvolvimento de equilíbrio e coordenação motora.




Orientação á população em geral:



Quem prescreve o programa de tratamento de Fisioterapia e a real quantidade de sessões de Fisioterapia é o profissional Fisioterapeuta. Depois de ser realizado a avaliação cinético-funcional do paciente (avaliação Fisioterápica) - Lei federal!


Médicos apenas encaminham e orientam os pacientes a procurarem o setor ou especialidade de Fisioterapia, porém não podem prescrever o tratamento Fisioterápico que é de competência do profissional Fisioterapeuta - Lei Federal sujeita a processos para o profissional médico que insistir em fazer. É da competência profissional dos profissionais médicos apenas prescrever tratamentos a base de drogas ( medicamentos) e realizar cirurgias (cirurgias também são realizadas apenas por médicos especializados em cirurgia, pois não são todos os médicos que realizam cirurgias).

Assim por exemplo:
Nutricionistas - Prescrevem tratamento Nutricional
Dentistas - Prescrevem tratamentos odontológicos
Fisioterapeutas - Prescrevem tratamentos de Fisioterapia
Médicos - Só podem atuar na sua área, ou seja, só podem prescrever tratamentos a base de drogas ( medicamentos) e realizar cirurgias - Não podem prescrever tratamentos de competência de outros profissionais da área da saúde ou demais especializações.



Todas as profissões possuem regulamentações e código de ética!
Nossos conselhos profissionais e nós profissionais estamos atentos!