Diga não as dores! Viva sem dor!

Diga não as dores! Viva sem dor!

domingo, 8 de agosto de 2010

Dores no calcãneo - Fasceite plantar

Dores no calcanhar são responsáveis por muitos atendimentos ortopédicos realizados e possuem inúmeras causas, sendo a inflamação da fáscia plantar a mais observada. A fáscia plantar é uma aponeurose, ou seja, um tecido que recobre a musculatura da planta do pé que se estende do calcanhar aos dedos e uma vez sofrendo inflamação ocasiona um intenso quadro doloroso. A fascite plantar ocorre dos 40 aos 50 anos e é mais frequente em mulheres e pode-se observar um encurtamento significativo da musculatura plantar do pé, bem como uma calcificação do tendão calcaneano, que leva a um quadro de rigidez. O esporão do calcãneo faz parte do quadro de fasceite plantar e caraceriza-se por um crescimento ósseo no calcãneo.


Sintomatologia: Na fascite plantar ocorre dor na parte posterior plantar do pé, principalmente pela manhã, quando o paciente inicia seus primeiros passos. A dor tende a piorar quando o paciente permanece longos períodos de pé e quando realiza atividades físicas, principalmente as atividades físicas impactantes.


Tratamentos: Fisioterapia e Acupuntura para alívio de quadros álgicos e inflamações articulares, alongamentos prescritos exclusivamente para o tendão calcaneano e fáscia plantar, órteses para diminuir os desconfortos nos pés (palmilhas de silicone para o calcanhar).

Fibromialgia - Dores crônicas que torturam.

Englobada no grupo das doenças decorrentes do trabalho (Ler/ Dort), atinge mais de 5% da população e predomina em mulheres acima dos 40 anos, mas seus sintomas começam a surgir na idade produtiva. Essa patologia ainda não tem cura e também não há nenhum exame laboratorial que comprove a doença, portanto o diagnóstico é feito a partir dos sintomas apresentados pelo paciente e de um exame clínico que mensura a sensibilidade dolorosa em pelo menos 18 pontos dolorosos espalhados pelo corpo.


Sintomas mais comuns são:


*Dor generalizada pelo corpo, por pelo menos 3 meses.
*Distúrbios do sono (sono inquieto, superficial e não restaurador)o paciente já acorda cansado.
*Cansaço, perda de energia, diminuição da resistência a exercícios físicos e diminuição da produtividade no ambiente de trabalho.
*Disfunções intestinais.
*Formigamento e dormência nos braços, pernas, face e nas mãos e pés.
*Depressão, ansiedade, nervosismo.
*Sensação de inchaço nas articulações.
*Rigidez muscular (principalmente ao acordar).



Tratamentos: Várias especialidades médicas são envolvidas no tratamento, inclusive o setor de psiquiatria. O tratamento farmacológico consiste no uso de antidepressivos e analgésicos ( que podem gerar efeitos colaterais).


ACUPUNTURA é um tratamento não medicamentoso indicado para melhorar a qualidade do sono, reduzir as fortes dores, estimular a produção de serotonina e endorfina e combater os quadros de depressão e ansiedade, já que essa patologia também acomete o emocional do paciente.


Fatores de risco: Sedentarismo, alterações hormonais em mulheres, estresse e traumas emocionais, doenças infecciosas, hereditariedade e outros.


Exemplo de ocupações mais acometidas por esta patologia: Costureiras, analistas de sistemas, dentistas, motoristas de ônibus, professores, trabalhadores industriais, bancários, empacotadores de supermercados e inúmeros outros.