Diga não as dores! Viva sem dor!

Diga não as dores! Viva sem dor!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Síndrome do Túnel do Carpo.

 Síndrome do Túnel do carpo é uma das patologias relacionadas ao trabalho. Acomete mais mulheres do que os homens.


Causas?
Movimentos repetitivos, fatores hormonais em mulheres, fraturas, sinovites, doenças reumáticas como artrite reumatóide, alguns tipos de esportes, ocupações e uma grande variedade de doenças.


Essa patologia por estar englobada no grupo de doenças ocupacionais, costuma acometer profissionais que desempenham movimentos repetitivos com as mãos, como os digitadores, pintores, costureiras e outros. Na síndrome do túnel do carpo ocorre comprometimento do nervo mediano, esse nervo passa pela região do punho. Quando comprometido por uma compressão (Síndrome do carpo).


Sintomas?
Dor ao fazer movimentos de flexão da mão, dificuldade para segurar objetos devido a ocorrência de fraqueza muscular, formigamento, alteração de sensibilidade com dificuldade de identificar temperaturas quentes e frias, sensação de choques e dor que pode começar no punho e migrar para o ombro, além de incapacidade funcional e rigidez das mãos.


Diagnóstico?
Feito através de exame físico, exames para identificar a função muscular e do nervo do paciente como a eletroneuromiografia e apresentação dos sintomas.


Tratamentos?
 Consiste em aliviar a dor, edema, recuperar as funções do membro, combater a rigidez do membro e fortalecer a musculatura fraca. Os medicamentos como analgésicos e antinflamatórios auxiliam no alívio da dor, mas atualmente a medicina moderna oferece inúmeras opções no tratamento desta e de muitas doenças como a Acupuntura que atua na melhora da dor e inflamação e a Fisioterapia Ortopédica que além de atuar também no combate da dor, proporciona ao paciente o retorno as suas atividades, pois é a Fisioterapia que atuará no reestabelecimento das funções perdidas, atuando com exercícios específicos de cinesioterapia como alongamentos, exercícios passivos, exercícios ativos, exercícios com cargas e outros. A cirurgia que consiste na liberação do nervo (descomprimindo-o)é indicado para casos extremos. Não deixe essa patologia assombrar você procure um profissional especializado e tenha mais qualidade de vida.

AURICULOTERAPIA e ACUPUNTURA AURICULAR

Orelhas, mãos e pés são considerados pequenas áreas com grandes terminações nervosas e irrigação sanguínea (microssistemas).


Breve história:
 A Medicina Tradicional Chinesa que é uma ciência milenar e data de 5.000 A.c, descobriu que o pavilhão auricular reflete as mudanças fisiológicas dos órgãos e vísceras do corpo humano.


A AURICULOTERAPIA é um dos microssitemas mais populares dentro da Medicina Chinesa é através desses pequenos pontos localizados no pavilhão auricular que realizamos os estímulos e tratamos o corpo.


Diferença entre AURICULOTERAPIA e ACUPUNTURA Auricular:


Ambas - Auriculoterapia e Acupuntura auricular possuem os mesmos pontos que refletem os nossos órgãos e vísceras. A grande diferença é que na AURICULOTERAPIA não utilizamos agulhas, o estímulo é feito com colocação de sementes de plantas como a mostarda, linhaça e esferas de cristal radiônico. Já na Acupuntura Auricular o estímulo é feito com agulhas.


Benefícios da técnica: Esse tratamento é utilizado nos casos de dores, doenças, inflamações e mau funcionamento dos órgãos e têm como objetivo harmonizar energeticamente o nosso organismo - atuando nas áreas deficientes e reestabelecendo as nossas funções orgânicas/ fisiológicas. Não possui efeito colateral, pode ser usado em ambos os sexos e é compatível com medicamentos.


*Trata dores e doenças.
*Melhora estados depressivos, ansiedade e stress.
*Aumenta a energia vital e reduz cansaços físicos e/ou psicológicos.


*E muito mais.







AURICULOTERAPIA - Representação dos órgãos.



Imagem de AURICULOTERAPIA COM ESFERAS e Imagem de Acupuntura auricular: