Diga não as dores! Viva sem dor!

Diga não as dores! Viva sem dor!

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Gonartrose (artrose de joelho)

Gonartrose é o termo técnico utilizado para um tipo de artrose que acomete especificamente o (os) joelho (os) podendo afetar ambos os sexos, porém o sexo feminino apresenta uma desvantagem, já que a incidência é maior nas mulheres do que nos homens pelo fato das mulheres (maioria) terem anatomicamente o joelho em valgo (geno valgo) e um maior diâmetro transversal da bacia ( quadril mais alargado) para facilitar a passagem do feto (durante o nascimento). O joelho em valgo e o quadril mais largo acaba sobrecarregando a articulação do joelho forçando-o para dentro e causando um desequilíbrio na distribuição das forças musculares, ou seja, um grupo de músculos do joelho fica hipertrofiado (com mais força) e um outro grupo atrofiado (menos força) causando portanto um desgaste articular da articulação do joelho.




Sintomas: Dor localizada no joelho, deformidades, edema (inchaço) e fraqueza muscular.




Causas: Múltiplos fatores, porém pode-se citar exemplos como: Traumas diretos no joelho, exercícios impactantes e repetitivos praticados por longos períodos, lesões ligamentares do joelho, desgastes articulares e outras inúmeras causas.






Achado clínico ou diagnóstico da gonartrose: Feito através de exames complementares de imagem como RX convencional, RM e ultrassonografia.




Tratamento da gonartrose: Ao médico caberá apenas a  prescrição de medicações para auxiliarem na redução da dor e inflamação articular e logo encaminhará o paciente para a especialidade de Fisioterapia. Ao Fisioterapeuta caberá o atendimento mais completo, ou seja, a Fisioterapia tratará também a dor utilizando recursos próprios e realizará também a prescrição de atividades ou exercícios específicos para reduzir a deformação do joelho e fortalecer musculaturas que por ventura estiverem atrofiadas (fracas). As musculaturas fracas implicam em perda da capacidade de realizar movimentos simples do cotidiano, resultando em incapacidade funcional.



Cura da Gonartrose: Por ser uma artrose de joelho, ou seja, um desgaste articular não é possível reverter a patologia (cura), porém todos os tratamentos são direcionados para proporcionar ao indivíduo uma melhora da qualidade de vida, reduzir as restrições físicas impostas pela doença e promover alívio do quadro doloroso.


Tempo de tratamento: Cada caso é um caso, mas geralmente o tratamento nunca é inferior a 2 meses.