Diga não as dores! Viva sem dor!

Diga não as dores! Viva sem dor!

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Anatomia do Ombro



Síndrome do impacto:

A articulação do ombro (gleno-umeral - manguito rotador) é uma articulação de ampla mobilidade e por isso, ou seja, pelo fato de ser tão requisitada em nosso cotiano está mais sujeita a lesões, desgastes articulares e fortes dores.
A síndrome do impacto é portanto uma nomenclatura destinada a classificação de lesões e|ou doenças que acometem esse amplo complexo articular, tendo como principais fatores desencadeadores atritos que ocorrem nos tendões (tecidos moles)  que auxiliam na movimentação do ombro.

Como ocorrem os impactos articulares?
Ocorrem por falhas posturais e|ou mau uso da articulação - posturas erradas adotadas na execussão de tarefas cotidianas, esforços repetitivos, quando dormimos e outros fatores.

Qual a faixa etária mais acometida?
 Acomete qualquer tipo de ocupação, porém já podemos encontrar lesões em indivíduos jovens por volta de 15 anos e em indivíduos com idades mais avançadas 50 anos e|ou mais.

Quais são as doenças mais comuns englobadas no grupo da sindrome do impacto?
Tendinites, capsulite adesiva (ombro congelado), artrites e rupturas do manguito rotador. Sendo o grupo das tendinites as mais encontradas e portanto as com altos índices.

O que causa a síndrome do impacto?
 São vários fatores como os movimentos repetitivos, compressão dos tendões,  instabilidades dos ombros, variações anatômicas e outras.

Em que consiste o tratamento da síndrome do impacto?
*Aliviar a dor e inflamação articular que ocorre no local da lesão
*Recuperar a força muscular
*Recuperar a função perdida ou comprometida
*Preparar o indivíduo para voltar a realizar atividades cotidianas