Diga não as dores! Viva sem dor!

Diga não as dores! Viva sem dor!

segunda-feira, 23 de março de 2015

Lesão Meniscal do joelho



Lesão do menisco do joelho

A articulação do joelho é grande e também umas das mais susceptíveis a lesões. As lesões podem acometer indivíduos de diferentes idades, raças, sexo e inclusive atletas. Lesões do menisco são muito comuns.


Qual a lesão de menisco mais comum?
Existem anatomicamente no corpo humano 2 meniscos, um localizado mais medialmente e outro mais lateralmente. As lesões podem ocorrer em qualquer um, porém por questões da própria anatomia do corpo humano é mais comum encontrarmos as lesões no menisco medial.


Entendendo a Anatomia do Joelho:
Essa articulação é composta por 3 ossos: O fêmur,  tíbia e patela (nomenclatura antiga rótula). Os meniscos são 2 peças de fibrocartilagem que atuam como "amortecedores" de impacto entre os ossos fêmur e tíbia e ainda auxiliam na estabilização do joelho.


As lesões de menisco ocorrem isoladamente?
Não. Podem vir associadas a outras lesões, como por exemplo, lesões condrais e lesões ligamentares.


O que causa lesões de menisco?
Exercícios de alto impacto e rotacionais decorrentes de práticas esportivas deliberadas, intensas e sem orientações, doenças degenerativas como artrose e outras.


O que se sente no momento em que ocorre a lesão no menisco?
Relata-se uma sensação e barulho de estalo no joelho. Inicialmente, alguns atletas e pessoas conseguem andar, porém com o passar dos dias, o joelho torna-se mais rígido e pode-se observar um edema (inchaço).


Os sintomas mais observados nesta lesão são: Dores localizadas, rigidez, inchaço e derrame articular, dificuldade de flexionar ou extender os joelhos (bloqueio articular).


Como é feito o diagnóstico e o tratamento?
Ao  profissional médico Ortopedista compete a prescrição de medicamentos e também pode-se solicitar exames de imagem como a RM (ressonância magnética) e cirurgias (quando for o caso). Ao profissional Fisioterapeuta cabe a reabilitação do quadro, com objetivo de restaurar a funcionalidade do membro e tornar o indivíduo apto para o retorno de suas funções rotineiras, por exemplo, os tratamentos realizados por Fisioterapeutas, incluem: Tratamento das dores (também), edema (inchaço), bloqueios articulares e fortalecimento do membro acometido, com recursos Fisioterápicos, que são da competência do profissional Fisioterapeuta.