Diga não as dores! Viva sem dor!

Diga não as dores! Viva sem dor!

sábado, 6 de julho de 2013

Artroplastia total do quadril - vídeo animação em 3d - procedimento cirúrgico




Vídeo animação que ilustra uma cirurgia Atroplastia total de quadril - colocação de prótese.




O que é uma artroplastia total de quadril?


Trata-se de um procedimento cirúrgico que resulta em colocar uma prótese.


Qual o objetivo dessa cirurgia?


Substituir a articulação natural que porventura têm que estar danificada (doente) ou fraturada, por uma articulação artificial constituída por materiais não orgânicos que são chamados de implantes metálicos (próteses).


Constituição anatômica do quadril: O quadril normal é uma juntura (junta) formada pela cabeça do fêmur que se articula com uma cavidade da bacia chamada acetábulo ou cavidade acetabular. O bom funcionamento da articulação requer que as duas porções da articulares estejam revestidas por uma cartilagem articular intacta  que diminui o atrito e assim permite os movimentos necessários para as atividades cotidianas.


Quando é indicada essa cirurgia?


Esta cirurgia está indicada quando ocorrem doenças como a osteoartrite  (artrose e| ou desgaste), artrites, distúrbios circulatórios da cabeça femoral entre outras que podem ocasionar a lesão da cartilagem articular e assim evoluir para uma destruição da junta, denominada de artrose ou desgaste.


O que se sente?


O paciente sente dores e ocorre uma diminuição dos movimentos, impossibilitando o paciente de realizar tarefas rotineiras e consequentemente resultando em incapacidade funcional.


Quem realiza essa cirurgia?
Médicos Cirurgiões Ortopedistas. Esses profissionais irão prescrever medicações para serem tomadas durante o pós-cirúrgico e realizarão a revisão do pós-cirúrgico, ou seja, irão acompanhar a cicatrização dos pontos e se a prótese está bem posicionada.


Quem realiza a recuperação ou reabilitação?
Fisioterapeutas. Esses profissionais irão tratar a dor local, a rigidez do membro, recuperar o tônus muscular e recuperação da força e também irão trabalhar a marcha com os pacientes, para que se adaptem a nova articulação.

Vídeo animação - Artroplastia total de quadril









O presente vídeo animação mostra como a prótese fica fixada internamente. A artroplastia total de quadril é indicada quando há grande desgaste articular causado por patologias Ortopédicas degenerativas (idosos) e|ou em casos de traumas graves (indivíduos jovens). A prótese substituirá a articulação do quadril que foi danificada. A Fisioterapia fará o trabalho de cicatrização dos pontos, tratamento da dor, recuperação do tônus muscular e dos movimentos perdidos e também irá orientar o paciente como se levantar do leito e etc. Pois independente do tipo de prótese eleita pelo cirurgião, todo cuidado é indispensável para preservar o trabalho cirúrgico e não luxar a prótese.