Diga não as dores! Viva sem dor!

Diga não as dores! Viva sem dor!

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Atuação da Fisioterapia no esporte








Este breve vídeo mostra como nós profissionais Fisioterapeutas atuamos na reabilitação dos atletas de ponta.

Este vídeo mostra especificamente atleta do futebol brasileiro se recuperando de lesão muscular na coxa.


A Fisioterapia desportiva visa a reabilitação, prevenção e atenção seja do atleta profissional e também amador. Têm por objetivo, devolver o atleta o mais rápido possível as suas atividades esportivas. A atuação da fisioterapia desportiva costuma ser mais rápido e funcionalmente mais efetivo, uma vez que atletas necessitam executar com maior precisão todas as funções do seu corpo, principalmente os atletas profissionais de ponta.
A Fisioterapia desportiva será empregada quando atletas apresentarem disfunções traumato-Ortopédicas, como lesões, acidentes e inúmeras outras decorrentes das práticas esportivas.


Todos os tratamentos empregados pela Fisioterapia têm a finalidade de reduzir as dores, cicatrizar lesões, reduzir processos inflamatórios, resgatar e| ou aprimorar a potência e força muscular, e sobretudo tornar imediata o retorno dos movimentos e das articulações funcionais e esportivas plenas, bem como atuar também na prevenção das lesões.

Bom Dia Brasil - Doenças Reumáticas






Reportagem sobre doenças reumáticas realizada pelo Bom Dia Brasil - Rede Globo
 No Brasil existem cerca de 15 milhões de pessoas sofrendo de algum tipo de doença reumática.





espondilite anquilosante




             Espondilite anquilosante:




 O que é?




Trata-se de uma doença de característica inflamatória crônica que acomete as articulações da coluna vertebral, quadril e ombros.




Qual a causa desta doença?




Até o presente momento possui causa desconhecida. Portanto, é uma doença que ainda não possui cura e sim controle dos desconfortos e progressão da doença.




Como é feito o diagnóstico dessa doença?




O diagnóstico é feito através de exames complementares de imagem, como o RX convencional, cintilografia óssea e teste sorológico HLA-B27 que é um teste genético e também tomografias computadorizadas da articulação sacroilíaca e da coluna. A presença dos sintomas da doença por mais de 3 meses e um comprometimento de grau 2 a 4 nas duas articulações sacroilíacas ou de grau 3 a 4 em uma única articulação sacroiliaca ajuda a fechar o diagnóstico com mais precisão.




Quem pode ter espondilite anquilosante?




O sexo masculino é mais acometido pela doença do que o sexo feminino, ou seja, a proporção é maior entre os homens. Esta patologia também possui características hereditárias. O início desta patologia costuma ocorrer na faixa etária entre os 15 aos 40 anos.




Quais são os sintomas?




Os sintomas aparecem lentamente e costumam evoluir ao longo da vida. Os principais sintomas são:


* Dor nas costas, com duração de pelo menos 3 meses que piora com o repouso e melhora com os exercícios físicos. Isso ocorre porque há uma rigidez nas articulações, principalmente pela manhã ao acordar.
*Dor nas articulações
*Dor no calcanhar, podendo ser difícil colocar os pés no chão.
*Dificuldade na respiração
*Redução da expansibilidade torácica
*Aumento da cifose e projeção da cabeça para frente
*Febre baixa em torno de 37 cº
*Cansaço e apatia.
*Vermelhidão em um dos olhos e dificuldade em olhar para a luz.




Qual o tratamento para esta patologia?




Ainda não existe cura para esta patologia, mas existe o controle da progressão da doença e o alívio do desconforto e melhora e manutenção da qualidade de vida do indivíduo acometido.




Os tratamentos prescritos pelo profissional médico englobam o uso de medicamentos analgésicos e antiinflamatórios, alguns casos mais graves intervenção cirúrgica para colocação de prótese com o objetivo de melhorar a amplitude de movimento das articulações acometidas.
Os tratamentos não invasivos são realizados pelo profissional Fisioterapeuta.


Como o profissional Fisioterapeuta pode ajudar?


O profissional fisioterapeuta irá atuar na recuperação do quadro físico do paciente acometido pela doença, promovendo alívio e redução dos quadros dolorosos articulares, da rigidez das articulações, da melhora dos quadros respiratórios, da redução da má postura e das outras sintomatologias que causam a incapacidade funcional, através dos inúmeros recursos físicos utilizados pela Fisioterapia, como a prescrição adequada de exercícios físicos específicos, acupuntura e eletroterapia para alívio das dores (inúmeros outros).




Qual o impacto desta doença na sociedade?


Por ser uma patologia ainda sem causa e cura conhecidas, os impactos sociais que causam é a incapacidade funcional com consequente aposentadoria precoce por invalidez.