Diga não as dores! Viva sem dor!

Diga não as dores! Viva sem dor!

quinta-feira, 28 de maio de 2015

espondilite anquilosante




             Espondilite anquilosante:




 O que é?




Trata-se de uma doença de característica inflamatória crônica que acomete as articulações da coluna vertebral, quadril e ombros.




Qual a causa desta doença?




Até o presente momento possui causa desconhecida. Portanto, é uma doença que ainda não possui cura e sim controle dos desconfortos e progressão da doença.




Como é feito o diagnóstico dessa doença?




O diagnóstico é feito através de exames complementares de imagem, como o RX convencional, cintilografia óssea e teste sorológico HLA-B27 que é um teste genético e também tomografias computadorizadas da articulação sacroilíaca e da coluna. A presença dos sintomas da doença por mais de 3 meses e um comprometimento de grau 2 a 4 nas duas articulações sacroilíacas ou de grau 3 a 4 em uma única articulação sacroiliaca ajuda a fechar o diagnóstico com mais precisão.




Quem pode ter espondilite anquilosante?




O sexo masculino é mais acometido pela doença do que o sexo feminino, ou seja, a proporção é maior entre os homens. Esta patologia também possui características hereditárias. O início desta patologia costuma ocorrer na faixa etária entre os 15 aos 40 anos.




Quais são os sintomas?




Os sintomas aparecem lentamente e costumam evoluir ao longo da vida. Os principais sintomas são:


* Dor nas costas, com duração de pelo menos 3 meses que piora com o repouso e melhora com os exercícios físicos. Isso ocorre porque há uma rigidez nas articulações, principalmente pela manhã ao acordar.
*Dor nas articulações
*Dor no calcanhar, podendo ser difícil colocar os pés no chão.
*Dificuldade na respiração
*Redução da expansibilidade torácica
*Aumento da cifose e projeção da cabeça para frente
*Febre baixa em torno de 37 cº
*Cansaço e apatia.
*Vermelhidão em um dos olhos e dificuldade em olhar para a luz.




Qual o tratamento para esta patologia?




Ainda não existe cura para esta patologia, mas existe o controle da progressão da doença e o alívio do desconforto e melhora e manutenção da qualidade de vida do indivíduo acometido.




Os tratamentos prescritos pelo profissional médico englobam o uso de medicamentos analgésicos e antiinflamatórios, alguns casos mais graves intervenção cirúrgica para colocação de prótese com o objetivo de melhorar a amplitude de movimento das articulações acometidas.
Os tratamentos não invasivos são realizados pelo profissional Fisioterapeuta.


Como o profissional Fisioterapeuta pode ajudar?


O profissional fisioterapeuta irá atuar na recuperação do quadro físico do paciente acometido pela doença, promovendo alívio e redução dos quadros dolorosos articulares, da rigidez das articulações, da melhora dos quadros respiratórios, da redução da má postura e das outras sintomatologias que causam a incapacidade funcional, através dos inúmeros recursos físicos utilizados pela Fisioterapia, como a prescrição adequada de exercícios físicos específicos, acupuntura e eletroterapia para alívio das dores (inúmeros outros).




Qual o impacto desta doença na sociedade?


Por ser uma patologia ainda sem causa e cura conhecidas, os impactos sociais que causam é a incapacidade funcional com consequente aposentadoria precoce por invalidez.