Diga não as dores! Viva sem dor!

Diga não as dores! Viva sem dor!

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Programa Bem Estar - Rede Globo - Acupuntura é prática Multiprofissional
















Programa Bem Estar da Rede globo exibido em 21 novembro 2014. Apresentadores erram e pedem desculpas aos profissionais de Acupuntura.

O que é a Acupuntura?


Segundo a Organização Mundial da Saúde, a Acupuntura é um método de tratamento complementar (terapia complementar).



Quem pode exercer a Acupuntura no Brasil?


Todo e qualquer profissional da área da Saúde com nível superior e com curso em Acupuntura. Por isso, a Acupuntura é multiprofissional ou multidisciplinar (exercida por todos os profissionais da área da saúde) e não exclusiva de profissionais médicos.





Acupuntura em campos da área da saúde:
Acupuntura e Fisioterapia| Terapia Ocupacional:
A aplicação da terapia mais conhecida pelos usuários diz respeito a tratamentos em condições de dores e distúrbios com suas consequentes dificuldades motoras. Por isso, naturalmente o Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - COFFITO tenha sido o primeiro do Brasil a reconhecer o uso da Acupuntura por seus membros afiliados, o que ocorreu mediante a publicação da Resolução nº 60 , de 22 de junho de 1985, que estabelece que o Fisioterapeuta pode aplicar a Acupuntura complementarmente no exercício de suas atividades profissionais. Recentemente, em 2011, O COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia) disciplinou a especialidade em Acupuntura para Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais mediante as resoluções de nº 393 e 405, respectivamente.

Acupuntura e Psicologia:
Profissionais psicólogos usam a terapia Acupuntura voltada para o tratamento de transtornos psicológicos e para promover o bem estar emocional do paciente. No Brasil, a resolução do Conselho Federal de Psicologia nº 05| 2002 reconhece a Acupuntura como prática útil e eficiente ao trabalho do psicoterapeuta.

Acupuntura veterinária:
Profissionais veterinários realizam a prática da terapia Acupuntura em animais.

Acupuntura e Odontologia (dentistas):
Profissionais dentistas utilizam para tratamentos dentários, principalmente como método de analgesia em procedimentos dolorosos.

E assim por diante, estes foram apenas alguns exemplos.