Diga não as dores! Viva sem dor!

Diga não as dores! Viva sem dor!

domingo, 17 de maio de 2015

Diferença entre o profissional Fisioterapêuta e o profissional massagista (massoterapeuta)

Fisioterapia - De acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), a Fisioterapia é uma ciência da saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas, lesões, acidentes e por doenças adquiridas.


 O profissional fisioterapeuta atua na Reabilitação Física (recuperação da saúde e integridade física e funcionalidade do corpo humano) e fundamenta sua ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da Biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da Bioquímica, da Biofísica, Biomecânica, da Cinesia, da Sinergia funcional e da Cinesia patologia de órgãos e sistemas do corpo humano e as disciplinas comportamentais e sociais.
Fisioterapeuta é o profissional da área da saúde, devidamente registrado em seu Conselho Regional, com formação acadêmica superior, habilitado á construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais (diagnóstico Cinesiológico Funcional), à prescrição das condutas fisioterápicas, a sua ordenação e indução no paciente, bem como, o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço.
Os procedimentos da Fisioterapia contribuem para a prevenção, cura e recuperação da saúde. Para que o Fisioterapeuta eleja os procedimentos que serão utilizados, será necessário proceder á elaboração do diagnóstico Cinesiológico funcional identificando a abrangência da disfunção, assim como acompanhar a resposta terapêutica aos procedimentos indicados pelo próprio fisioterapeuta.


Alguns exemplos dos recursos usados por fisioterapeutas são:
Cinesioterapia - Terapia por movimentos. São procedimentos onde se usa o movimento com os músculos, tendões e estruturas do SNC (sistema nervoso Central) e periférico com a finalidade de recuperar a funcionalidade dos mesmos.
Eletrotermofototerapia - Procedimento com aparelhos geradores de sinais elétricos, como o ultra-som terapêutico, o laser, TENS e inúmeros outros, utilizados para tratamento de dores e recuperação de estruturas comprometidas.
Mecanoterapia - Procedimentos com aparelhos mecânicos para fortalecer, alongar, repotencializar a musculatura e reeducar movimentos comprometidos.
O fisioterapeuta utiliza recursos físicos para os seus tratamentos.




Fisioterapia:
Trata-se de uma profissão da saúde regulamentada pelo Decreto-Lei 938|69.


Assim como ocorre com os outros profissionais da área da saúde, o profissional Fisioterapeuta também possui suas especializações, conheça algumas delas:


*Acupuntura (Resolução COFFITO 219| 2000).
*Fisioterapia do Trabalho (Resolução COFFITO 351| 2008).
*Fisioterapia Neurológica (Resolução COFFITO 226| 2001).
*Fisioterapia Traumato-Ortopédica (Resolução COFFITO 260| 2004).
*Fisioterapia em Terapia Intensiva (Resolução COFFITO 372| 2009).
*Fisioterapia respiratória (Resolução COFFITO 318| 2006).


E muitas outras...


Não existe a profissão técnico em Fisioterapia, se existe em algum lugar, não é regulamentado e nem reconhecido pelo Conselho Federal e|ou regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. A Fisioterapia só pode ser exercida por profissionais Fisioterapeutas portadores de diplomas de nível superior e por nenhum outro profissional da área da saúde e muito menos com nível técnico (não existe). A Fisioterapia jamais será um recurso massoterapêutico. O Profissional Fisioterapeuta não é massagista.


Profissionais da área da saúde com nível superior em geral (fisioterapeutas, médicos, dentistas, psicólogos, nutricionistas e outros) podem sim se desejarem, utilizar a massoterapia (terapia por massagens) como recurso em seus tratamentos, porém o contrário não pode ocorrer, ou seja, o profissional Massoterapeuta (massagista) não pode utilizar tratamentos empregados pelos profissionais da área de saúde em geral (fisioterapeutas, médicos, dentistas e outros), uma vez que possuem conhecimentos de nível restritamente técnico e não estão habilitados para tal conduta.

Massoterapeuta: É o profissional massagista. É uma profissão de nível restritamente técnico que usa um grupo de técnicas e procedimentos terapêuticos naturais, não invasivos, ou seja, comumente massagens para promover o bem estar e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
As massagens, possuem sim benefícios comprovados para o resgate da saúde - reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde e pode ser empregado e utilizados em conjunto com outros tratamentos convencionais, de diversas especialidades dos profissionais da área da saúde não há problema algum.