Diga não as dores! Viva sem dor!

Diga não as dores! Viva sem dor!

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O que é Fisioterapia?




Fisioterapia somente com profissional Fisioterapeuta!
Quem prescreve tratamento de Fisioterapia é o Fisioterapeuta! Lei federal!
É o profissional Fisioterapeuta quem irá fazer a avaliação Fisioterápica, estipular exatamente a quantidade das sessões realizadas e a frequência dos tratamentos (exemplo: 1, 2 ou 3 vezes na semana) de acordo com o quadro clínico do paciente. Cada caso é um caso.

Este breve vídeo do Conselho Regional de Fisioterapia de São Paulo (Crefito3) mostra quem é o profissional Fisioterapeuta, como atua na saúde do ser humano, locais onde atua e quais são as suas especializações.

Conselho Regional de Fisioterapia do RJ - Crefito2
Conselho Regional de SP - Crefito3
Conselho Federal de Fisioterapia - COFFITO

A Fisioterapia é uma das especialidades mais presentes no processo de reabilitação. Trabalha para a recuperação da funcionalidade físico-corpórea, da melhora, alívio da dor e prevenção ou limitação das dinsfunções físicas de vítimas de lesões ou doenças. A Fisioterapia têm a função de avaliar e abordar variáveis como: Força muscular, amplitude de movimento, equilíbrio e coordenação motora, postura, habilidade, respiração e função motora. Fisioterapeutas estimulam a habilidade do paciente para ser independente e se reintegrar na sociedade ou retornar ao trabalho. Na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) uma das fases mais importantes da atuação da Fisioterapia é por meio de manobras e exercícios, capacitar o paciente de forma rápida e segura para que fique independente ao respirador artificial e demais monitoramentos. A Fisioterapia é uma especialidade ampla e algumas das áreas atuantes são a Neurologia, Ortopedia, Traumatologia, Reumatologia, cardiologia, esportiva, do trabalho e inúmeras outras. Em pacientes amputados a Fisioterapia é voltada para a reabilitação á readptação física e a reintegração social.

O  Fisioterapeuta é um profissional da área da saúde com formação de nível superior capacitado a diagnosticar disfunções físicas, avaliar, reavaliar, prescrever tratamento de Fisioterapia, emitir, prognóstico, elaborar projetos de intervenção e decidir pela alta Fisioterápica.

A Fisioterapia foi regulamentada oficialmente no Brasil pelo decreto-lei número 938 em 1969 e pela Lei Federal número 6.316 em 1975.