Diga não as dores! Viva sem dor!

Diga não as dores! Viva sem dor!

domingo, 26 de setembro de 2010

Osteoartrose de joelhos.

Artrose é uma doença degenerativa decorrente do processo natural de envelhecimento ósseo. 


O que o envelhecimento ósseo provoca?
Desgaste das pontas ósseas, tornando-as achatadas, fazendo com que intensos quadros de dores ocorram quando o paciente com artrose realize algum movimento, porque ocorre um aumento do atrito entre os ossos. Quando a artrose está afetando com mais intensidade a articulação do joelho, há um aumento da pressão sobre a cartilagem (meniscos) que é um material elástico responsável por evitar choques/ atritos entre os ossos, porém no caso da artrose ocorre uma desidratação e desgaste dessas cartilagens, resultando portanto na sua destruição progressiva e prejudicando a articulação, fazendo com que os movimentos fiquem cada vez mais difíceis de serem realizados e sejam acompanhados por quadros álgicos que podem variar de leves até insuportáveis.


 A ostoeartrose afeta todas as articulações do corpo por ser uma doença sistêmica degenerativa, mas costuma ser mais intensa e grave nos joelhos, tornozelos e coluna lombar, porque estas articulações suportam mais o peso do nosso corpo. A osteoartrose é considerada uma das mais problemáticas para pessoas que apresentam deformidades anatômicas nessas articulações pois podem porvocar alterações angulares. Existem dois tipos mais comuns de deformações de joelhos que são o joelho varo mais comum em homens e joelhos valgo mais comum em mulheres. No joelho varo as pernas tornam-se curvas e os joelhos projetam-se para fora, já no joelho valgo ocorre o contrário, as pernas entortam-se e os joelhos se deslocam para dentro. Em ambos os casos pode haver danos para os meniscos, mas a situação pode ser mais grave em indivíduos que possuem joelho varo, porque o desgaste é maior e em indivíduos obesos. Os obesos com deformidades nos joelhos apresentam sintomas como as dores articulares intensas, inchaços, dificuldades para movimentar-se ou dobrar as articulações, incapacidade ou limitação funcional. Nos casos mais avançados torna-se necessário o implante de próteses de titânio, com objetivo de reintegrar o indíviduo as suas funções. Lembrando sempre que a cirurgia será sempre o último recurso utilizado.


Esteja atento aos sinais do seu corpo e procure sempre orientação de um especialista para mais informações sobre a doença e tratamentos.