Diga não as dores! Viva sem dor!

Diga não as dores! Viva sem dor!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Cervicobraquialgia.

Cervicobraquialgia é uma inflamação que ocorre na origem do nervo ou no seu trajeto e costuma causar um mal-estar intenso.


Quais são as causas?


As causas variam com a faixa etária. Geralmente são causadas por esforços repetitivos em adultos jovens ou por patologias degenerativas em idosos, além das posturas inadequadas principalmente em ambientes trabalhistas e o sedentarismo.


Quais são os sintomas?
Os sintomas podem ser localizados ou irradiar-se para os membros superiores. Sintomas comumente encontrados são a dor localizada na cervical ou irradiada para membros superiores, fadiga muscular acompanhada pela fraqueza muscular, atrofia muscular e impossibilidade de pegar objetos pesados ou minimamente pesados, espasmos musculares, perda dos reflexos entre outros.


Qual o Tratamento?


Médicos prescrevem medicações para aliviar dores e realizam cirurgias (em alguns casos). Fisioterapeutas utilizam recursos que promovem analgesia no local doloroso e trabalha também com alongamentos e exercícios específicos que irão resgatar as funções perdidas e acometidas pelo quadro de rigidez que acompanha a lesão. O objetivo do tratamento Fisioterápico além de tratar a dor é também restabelecer a qualidade de vida das pessoas acometidas por esta lesão, por isso os exercícios específicos são fundamentais, pois eles irão possibilitar o retorno das funções, uma vez que será feito um trabalho de fortalecimento muscular para os grupos musculares que se encontram encurtados e fracos.



Algumas dicas importantes:


Mantenha a cabeça ereta durante o trabalho em frente ao computador.
Faça uma pequena pausa para fazer um alongamento e relaxar a musculatura.
Procure dormir em colchão e travesseiro adequados ao seu tamanho e peso.

Lembre-se sempre que a prevenção é o melhor remédio.


Cuide-se bem e viva feliz!