Diga não as dores! Viva sem dor!

Diga não as dores! Viva sem dor!

domingo, 8 de agosto de 2010

Dores no calcãneo - Fasceite plantar

Dores no calcanhar são responsáveis por muitos atendimentos ortopédicos realizados e possuem inúmeras causas, sendo a inflamação da fáscia plantar a mais observada. A fáscia plantar é uma aponeurose, ou seja, um tecido que recobre a musculatura da planta do pé que se estende do calcanhar aos dedos e uma vez sofrendo inflamação ocasiona um intenso quadro doloroso. A fascite plantar ocorre dos 40 aos 50 anos e é mais frequente em mulheres e pode-se observar um encurtamento significativo da musculatura plantar do pé, bem como uma calcificação do tendão calcaneano, que leva a um quadro de rigidez. O esporão do calcãneo faz parte do quadro de fasceite plantar e caraceriza-se por um crescimento ósseo no calcãneo.


Sintomatologia: Na fascite plantar ocorre dor na parte posterior plantar do pé, principalmente pela manhã, quando o paciente inicia seus primeiros passos. A dor tende a piorar quando o paciente permanece longos períodos de pé e quando realiza atividades físicas, principalmente as atividades físicas impactantes.


Tratamentos: Fisioterapia e Acupuntura para alívio de quadros álgicos e inflamações articulares, alongamentos prescritos exclusivamente para o tendão calcaneano e fáscia plantar, órteses para diminuir os desconfortos nos pés (palmilhas de silicone para o calcanhar).