Diga não as dores! Viva sem dor!

Diga não as dores! Viva sem dor!

sábado, 5 de novembro de 2011

Estiramento muscular.

A distensão ou estiramento muscular é uma das lesões mais comuns que ocorrem nos esportes afetando inúmeros atletas, sendo o futebol o mais popular de todos. Porém, engana-se quem pensa que este tipo de lesão só acomete atletas. Qualquer indivíduo pode sofrer esse tipo de lesão, pois ela está vinculada aos esforços que realizamos além da conta, treinamentos pesados e repetitivos como é bastante comum em atletas em geral. No estiramento ou distensão muscular pode ocorrer um rompimento total ou parcial das fibras ou feixes musculares e para que isso ocorra a pessoa têm que ter realizado um esforço físico além da conta, por isso primeira recomendação para se evitar esse tipo de lesão é não dar uma de super-homem, deve-se respeitar os limites do corpo. A segunda recomendação básica e fundamental é que antes de qualquer esforço físico que você venha desempenhar faça um alongamento para aquecer e ativar a musculatura, pois esses cuidados mínimos são essenciais para se evitar lesões desse tipo e a terceira recomendação consiste em prestar atenção e respeitar as suas limitações, portanto, jamais tente pegar uma carga (peso) maior do que você aguenta e se estiver fazendo alguma atividade física na academia, em casa ou no trabalho pare imediatamente caso note sinais de fadiga muscular. Os sintomas consistem em dor intensa que piora se você tentar se movimentar, inchaço (edema) devido ao hematoma que se forma, equimose (derrame sanguíneo) e incapacidade para realizar movimento. O diagnóstico da lesão é feito através de um exame de imagem como a ultrassonografia e o tratamento é feito com uso de medicamentos usados para dissolver o coágulo formado e Fisioterapia para recuperar as funções do grupo muscular acometido. O estiramento muscular ou distensão muscular ocorre em qualquer esporte, em atletas, pessoas comuns, de qualquer idade, sexo, cor e pode ocorrer em qualquer grupamento muscular, qualquer região do corpo, braços, panturrilhas, coxas e outros.


Qual o procedimento correto e indicado nos casos de estiramento ou distensão muscular que é considerado emergencial? 


 Deve-se parar imediatamente a atividade e ficar em repouso, colocar com proteção para não queimar a pele somente o gelo no local e nunca o calor, pois neste caso o calor por ser vasodilatador piora o inchaço formado no local. Procurar assistência dos profissionais especializados.



Cuide-se bem e viva feliz!













quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Tenossinovite dos flexores dos dedos ou dedo em gatilho.

Trata-se de uma tendinite ou inflamação que acomete a bainha sinovial (membrana lubrificante) que envolve os tendões flexores localizados na palma das mãos. Quando ocorre um processo inflamatório articular nessa bainha sinovial o indivíduo acometido sente dores fortes ao serem realizados movimentos dos dedos da mão, podendo aparecer também edemas localizados (inchaços), rigidez, estalidos e crepitações. A causa desta patologia ainda não está esclarecida na medicina, sabe-se portanto que os esforços repetitivos agravam o quadro e que esta patologia é comum em pacientes que já apresentam alterações reumáticas. O diagnóstico é realizado com base nas queixas e sintomas apresentados pelos pacientes, pois pacientes acometidos se queixam de dor e inflamação na parte interna da mão, principalmente ao serem realizados movimentos de flexão das mãos (mão em forma de soco). O tratamento médico consiste no uso de medicações e cirurgias (em alguns casos), uso de órteses para manter o membro em repouso. A Fisioterapia trata as dores articulares, as inflamações e controla o avanço da rigidez.





Cuide-se bem e viva feliz!
" A saúde é conservada pelo conhecimento e observação do próprio corpo" (Cícero).

terça-feira, 19 de julho de 2011

Moxabustão - Mais uma técnica milenar da Medicina Chinesa.



A Moxabustão é uma terapia natural que se baseia nos mesmos princípios e conhecimentos dos meridianos energéticos utilizados na Acupuntura e é amplamente empregada em países orientais como a China, Japão, Coréia.


História:
As escrituras dos antigos médicos da época dos grandes imperadores chineses datam de milênios e acredita-se que esta técnica milenar tenha sido originada no Norte da China. Moxabustão ou JIN (Pinyin) significa "longo tempo de aplicação do fogo", sendo considerada uma técnica de Acupuntura térmica, feita pela combustão da planta medicinal utilizada, portanto para promover um aquecimento da área afetada (radiação infravermelha). As plantas medicinais mais utilizadas são a Artemísia Sinensis e Artemísia Vulgaris.


Quais são os efeitos da terapia?


 Moxabustão promove efeitos semelhantes á Acupuntura que age estimulando os pontos da Acupuntura para fortalecer o QI (Energia Vital - Defesa do organismo) e do sangue, a diferença é que a Moxabustão estimula com aplicação do calor.


Quais as indicações dessa terapia?


Indicada e utilizada pelo Acuputurista nos tratamentos das dores ortopédicas e patologias causadas pelo frio, umidade e vento. Porém como qualquer tratamento existem as suas indicações e contra-indicações, por isso que é realizado uma análise criteriosa dos sintomas e do quadro clínico apresentado pelo paciente. Quando indicada o alívio da sensação dolorosa e os resultados são imediatos. Esta terapia não é aplicada sobre a pele e sim próximos as agulhas que estão inseridas nos Meridianos Energéticos da Acupuntura.



Cuide-se bem e viva feliz!



Moxabustão - Planta: Artemísia Vulgares:







Terapia utilizada: Acupuntura + moxabustão





quinta-feira, 16 de junho de 2011

Condromalácia patelar.

A condromalácia patelar é uma patolgia que acomete a cartilagem (articulação sinovial) do joelho. Esta lesão está associada ao desequilíbrio funcional de alguns grupos musculares que se inserem no joelho. As causas mais comuns são as lesões por esforços repetitivos, variações anatômicas da articulação patelar (joelho), traumas, encurtamentos musculares. O quadro pode gerar incapacidade funcional e o paciente apresenta sintomas como a dor localizada no joelho, que pode ser facilmente percebida quando realizamos movimentos simples do cotidiano como subir e descer escadas em razão do grupo mpara permanecer longos períodos em pé ou sentadouscular comprometido, crepitação ou estalidos que podem ser ouvidos pelo paciente, edema que se forma dentro da articulação (derrame intra-articular), restrição de movimentos e incapacidade .

Como posso prevenir a condromalácia patelar?
Exercícios específicos (personalizados)para o tipo de joelho que o paciente apresenta, auxiliam no fortalecimento da musculatura.
Calçados adequados são fundamentais para preservar a saúde dos pés e prevenir lesões.

"Cuide bem dos seus joelhos. Você precisará muito deles quando envelhecer".

sábado, 12 de março de 2011

Paralisia Facial Periférica - Paralisia de Bell

A paralisia facial periférica é uma doença aguda que afeta o nervo facial. O nervo facial inerva os músculos mímicos no crânio, ou seja, são os músculos que realizam os movimentos. Na paralisia facial o nervo é afetado e afeta os movimentos provocando a paralisia. Os sintomas começam de forma súbita e ocorrem desvios da boca para o lado, um dos olhos não fecha, o doente fica impossibilitado de enrugar a testa, ocorrem alterações no paladar, dores na hemiface (apenas uma lado do rosto é acometido na paralisia facial) e podem haver diminuição ou aumento na produção de lágrimas no olho que não fecha. As causas mais comuns são fatores emocionais, mudanças climáticas (vento frio e outras), choque térmico, focos dentários, viral, traumas, tumores e outras. O tratamento além do medicamentoso, consiste em Fisioterapia para fortalecer a musculatura afetada, Fonoaudiologia quando ocorrem problemas na fala, mastigação e outros fatores e Acupuntura que oferece resultado já na primeira sessão e trabalha a parte lesionada da face, equilibrando a parte que está sadia do rosto e ainda trabalha o fator psicossomático como o medo, estresse, raiva e outros. Seja qual for a terapêutica utilizada os tratamentos são completamente indolor.


sexta-feira, 11 de março de 2011

Acidente Vascular Cerebral - AVC - Derrame.

Vivemos em um mundo caótico, acelerado e com estilos de vida cada vez menos saudáveis. No Brasil aproximadamente 100 mil pessoas são vítimas de um acidente vascular e ao contrário do que se pensa, atualmente essa patologia não escolhe faixa etária e sim hábitos de vida. Na antiguidade o AVC costumava acometer indivíduos com idades mais avançadas, porém com o passar dos tempos os hábitos de vida foram se modificando e as pessoa foram ficando cada vez mais estressadas e com pouco tempo para adquirir hábitos mais saudáveis. Segundo o Ministério de Saúde 43 mil óbitos decorrentes do AVC estão localizados na região Sudeste do país.O dia 29 de outubro ficou conhecido como dia Mundial do AVC.



O que é um Acidente Vascular Cerebral -AVC?
Trata-se de uma patologia de início agudo que acarreta um déficit neurológico e resulta em distúrbio na circulação cerebral, gerando uma diminuição do aporte de oxigênio às células cerebrais provocando morte celular.


 Existem basicamente dois tipos de Acidente vascular cerebral (ou encefálico):



AVC Isquêmico - Ocorre oclusão de um vaso sanguíneo e esse vaso obstruído interrompe o fluxo sanguíneo na região, esse é o tipo mais comum e ocorre em 80% dos casos.Normalmente a cirurgia (quando há possibilidade)consiste em colocar uma mola do tipo Stens para realizar a revascularização local.

AVC Hemorrágico - Como o nome já sugere, ocorre uma hemorragia (sangramento) na área afetada, podendo portanto gerar outras complicações porque a hemorragia acarreta em um aumento da PIC (pressão intracraniana) e comprime áreas adjacentes do cérebro, além de gerar um edema cerebral (inchaço) e outras complicações que dependerá da área do cérebro acometida. É o tipo mais grave e ocorre em 20% dos casos.Normalmente o paciente costuma tomar medicação via oral para tentar "enxugar" o túmor (reduzir o tamanho antes de ser pensado a possibilidade de uma intervenção cirúrgica).



Quais são os fatores de risco mais comuns?
Pressão alta - Hipertensão arterial sistêmica. A primeira providência a ser tomada por qualquer indivíduo independente da faixa etária é o controle da pressão arterial.
Tabagismo - Outra preocupação grande é o cigarro, pois o cigarro é vasocosntrictor (reduz o calibre dos vasos) e entope.
Diabetes - Cuidado com excesso de açúcar no sangue!
Colesterol alto - Manter o LDL colesterol ruim sobre controle o o HDL colesterol bom mais elevado em relação ao colesterol ruim. Cuidado com as gorduras saturadas!
Álcool - Reduzir e preferencialmente evitar o consumo.
Sedentarismo - Praticar uma caminhada ao ar livre e com orientação é fundamental para manter os sinais vitais sob controle (frequência cardíaca,respiratória e pressão arterial).
Fatores Psicossomáticos - Estresse, raiva, excesso de preocupação e outros.
Doenças cardíacas e outras causas.



O que se sente?
Fraqueza ou formigamento na face, braço ou perna preferencialmente de um lado do corpo, confusão mental, aleração na fala ou na compreensão, alterações visuais, alteração no equilíbrio e coordenação motora, alteração na marcha, dor de cabeça súbita (repentina) e sem causa aparente.



Prevenção?
Controlar a pressão arterial. Lembre sempre que, mediante a um ataque de AVC ocorre um pico hipertensivo. A pressão alta faz com que o coração tenha que bater mais rápido para distribuir o sangue ao corpo, as artérias que são vasos calibrosos têm uma certa elasticidade para comportar o volume desse sangue, se o fluxo for muito intenso e rápido e o indivíduo tiver muitas placas ateromatosas (gordura)depositada na parede das artérias, elas não suportão esse fluxo e irão romper provocando o AVC. Muitas pessoas não têm o hábito de checar pelo menos uma vez por semana a pressão arterial e muitas que são hipertensas só tomam medicação quando sentem desconfortos.
Praticar exercício físico corretamente e na intensidade ideal de acordo com o biotipo e faixa etária do indiíduo.
Atenção com alimentação.



Como se trata o AVC?
Aos profissionais médicos cabem prescrição de medicamentos e realização de cirurgias (em alguns casos). Aos profissionais fisioterapeutas cabe a reabilitação física (recuperação de sequelas motoras).


 O AVC gera hemiplegias (perda de movimentos em um dos lados do corpo) trazendo sérias sequelas motoras. A reabilitação (Fisioterapia) é crucial para o resgate dessas funções perdidas, pois será a Fisioterapia que irá realizar todo o trabalho de recuperação física. É possível o resgate das funções perdidas e o paciente pode ter novamente a sua autonomia para realizar as funções cotidianas. Respeite o seu corpo.



Cuide-se bem e viva feliz!!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Hérnia de disco.

A hérnia de disco é uma patologia que acomete a coluna vertebral e pode gerar grande incapacidade fucional.O núcleo pulposo é uma substância cartilaginosa que contém líquido no seu interior e ajuda a manter o espaço entre as vértebras preservados. Na hérnia de disco ocorre uma projeção do núcleo pulposo para além dos seus limites, gerando uma compressão das raízes nervosas que passam próximo a coluna vertebral. A hérnia de disco pode ser causada principalmente por traumatismos, esforços repetitivos, doenças degenerativas e fatores genéticos, porém sempre ocorrerá a herniação na coluna cervical ou na lombar porque são áreas que possuem hipermobilidade. A sintomatologia vai depender da região da coluna acometida, mas o sintoma geral é a dor. Se a herniação ocorrer na região cervical a pessoa sentirá dor, rigidez na nuca, ombros e escápula, além de muita dificuldade para movimentar os braços, a sensação de formigamento irradiando-se para os membros superiores também poderão estar presentes em casos onde tiver compressão da raíz nervosa, já se a herniação estiver localizada na região lombar, haverão dores lombares, no quadril e coxas, irradiando-se para os membros inferiores(panturrilha e tornozelos). O tratamento cirúrgico é sempre a última alternativa escolhida e é indicada quando nenhum outro tratamento apresentou respostas benéficas, pois a coluna é uma estrutura altamente inervada e portanto, uma intervenção cirúrgica mau sucedida oferece riscos irreverssíveis. Os tratamentos consistem em aliviar a dor, rigidez, reeducar posturas e fazer com que o indivíduo retorne as suas atividades. A Fisioterapia e Acupuntura apresentam excelentes resultados tanto para alívio do quadro doloroso como para o restabelecimento das funções.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Escoliose - Desvio da coluna vertebral.

Composta por 33 vértebras ao todo, a coluna vertebral é dividida em coluna cervical (7 vértebras), coluna torácica (12 vértebras), coluna lombar (5 vértebras), coluna sacral (5 vértebras) e coluna coccígea (4 vértebras). A coluna vertebral é um estrutura que fornece sustentação ao corpo humano e por isso ela possui suas próprias curvaturas fisiológicas (normais) para permitir que o corpo tenha movimentação. Os desvios da coluna se tornam patológicos, quando ultrapassam a angulação e se tornam exageradas.
A Cifose é uma curvatura fisiológica normal da coluna torácica, quando patológica essa curvatura aumenta, se tornando uma hipercifose (aumento exagerado da cifose) ficando com aspecto de "corcunda" como é vulgarmente conhecida. As causas são inúmeras, mas as mais comuns são infecções, problemas respiratórios como asma e bronquite ainda na infância, alterações musculares, traumas diretos, doenças congênitas, doenças reumáticas (artrose, artrite e outras), postura incorreta e muitas outras. O diagnóstico pode ser feito através de um exame radiológico convencional (RX convencional) e exame de inspeção/ físico. Os sintomas mais comuns são dores localizadas nas costas, rigidez na coluna e fadiga. O tratamento irá depender da causa que originou a deformação da coluna. A Fisioterapia Ortopédica atua no tratamento combatendo dores, inflamações, rigidez e prescrevendo exercícios físicos específicos para fortalecer a coluna. Se a causa da cifose possuir por exemplo aspectos psicossomáticos incluídos (depressão e outras) a Acupuntura ainda oferece mais um benefício atuando também no aspecto psicológico do paciente, possibilitando ao paciente um tratamento global, ou seja, atuando não só nos sintomas físicos como dor, por exemplo, e sim também à nível psíquico auxiliando no equilíbrio emocional do paciente, porém com uma vantagem ainda maior que é o fato da Acupuntura não oferecer efeito colateral como os medicamentos convencionais. Independente da causa, procure um profissional especializado. Cuide-se!


quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O que é Bursite?

Bursa é uma bolsa sinovial ou um saco membranoso que reveste as articulações lubrificando-a, uma vez que no seu interior existe líquido. Quando temos a integridade física das nossas articulações preservadas, realizamos os movimentos e não sentimos dor, porque a bursa está preservada e seu líquido interior intacto. A bursite nada mais é do que a inflamação deste saco membranoso que contém líquido dentro (bursa). Na bursite ocorre uma desidratação deste líquido e inflamação desta bursa, a dor e o estalido ocorrem porque não têm mais lubrificação da articulação e ocorre a aproximação das superfícies (ósseas, musculares e tendíneas), causando grandes desconfortos. Só para enfatizar, a bursa possui o papel de evitar o atrito entre as estruturas articulares (ossos, músculos e tendões) ou de proteger proeminências ósseas. As causas são bem variadas como traumatismos, infecções, lesões por esforços repetitivos, lesões desportivas e algumas patologias degenerativas como artrites e outras. Indivíduos de qualquer faixa etária podem ser afetados, tendo em vista que a bursite também faz parte das doenças ligadas ao trabalho. Os sintomas inicias são dores localizadas que pioram com o movimento, edemas e estalidos fáceis de serem ouvidos. Quando mais avançada causa incapacidade funcional para realização de movimentos mais simples do cotidiano, como por exemplo: Pentear cabelos, segurar um copo com água e outras, rigidez e afastamentos trabalhistas. O tratamento pode ser cirúrgico - bursectomia (retirada da bursa) em casos extremos, mas o foco inicial é melhorar a dor, inflamação e recuperar movimentação que fica prejudicada pela fraqueza muscular. Os tratamentos não-cirúrgicos são: Acupuntura, Fisioterapia Traumato-Ortopédica e medicações. A fisioterapia atuará no combate a dor e restabelecimento das funções físicas prejudicadas, através de seus recursos próprios  para tratamento de dores e inflamações e entrará também com exercícios de fortalecimento muscular, alongamentos específicos para a área afetada. A Acupuntura, uma das terapias de tratamentos que também podem ser utilizadas, atuará no combate a dor, pois seus efeitos são rápidos porque o tratamento é local. As orientações irão depender da articulação afetada, pois existem várias bursites algumas delas são a bursite subdeltóide (ombro), bursite do olécrano (cotovelo), bursite patelar (joelho) e outras.


 Deixo uma recomendação geral: Evite movimentos bruscos e faça um alongamento, não exagere no trabalho e quando estiver com dores muito fortes faça o repouso do membro afetado.







terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Síndrome do Túnel do Carpo.

 Síndrome do Túnel do carpo é uma das patologias relacionadas ao trabalho. Acomete mais mulheres do que os homens.


Causas?
Movimentos repetitivos, fatores hormonais em mulheres, fraturas, sinovites, doenças reumáticas como artrite reumatóide, alguns tipos de esportes, ocupações e uma grande variedade de doenças.


Essa patologia por estar englobada no grupo de doenças ocupacionais, costuma acometer profissionais que desempenham movimentos repetitivos com as mãos, como os digitadores, pintores, costureiras e outros. Na síndrome do túnel do carpo ocorre comprometimento do nervo mediano, esse nervo passa pela região do punho. Quando comprometido por uma compressão (Síndrome do carpo).


Sintomas?
Dor ao fazer movimentos de flexão da mão, dificuldade para segurar objetos devido a ocorrência de fraqueza muscular, formigamento, alteração de sensibilidade com dificuldade de identificar temperaturas quentes e frias, sensação de choques e dor que pode começar no punho e migrar para o ombro, além de incapacidade funcional e rigidez das mãos.


Diagnóstico?
Feito através de exame físico, exames para identificar a função muscular e do nervo do paciente como a eletroneuromiografia e apresentação dos sintomas.


Tratamentos?
 Consiste em aliviar a dor, edema, recuperar as funções do membro, combater a rigidez do membro e fortalecer a musculatura fraca. Os medicamentos como analgésicos e antinflamatórios auxiliam no alívio da dor, mas atualmente a medicina moderna oferece inúmeras opções no tratamento desta e de muitas doenças como a Acupuntura que atua na melhora da dor e inflamação e a Fisioterapia Ortopédica que além de atuar também no combate da dor, proporciona ao paciente o retorno as suas atividades, pois é a Fisioterapia que atuará no reestabelecimento das funções perdidas, atuando com exercícios específicos de cinesioterapia como alongamentos, exercícios passivos, exercícios ativos, exercícios com cargas e outros. A cirurgia que consiste na liberação do nervo (descomprimindo-o)é indicado para casos extremos. Não deixe essa patologia assombrar você procure um profissional especializado e tenha mais qualidade de vida.

AURICULOTERAPIA e ACUPUNTURA AURICULAR

Orelhas, mãos e pés são considerados pequenas áreas com grandes terminações nervosas e irrigação sanguínea (microssistemas).


Breve história:
 A Medicina Tradicional Chinesa que é uma ciência milenar e data de 5.000 A.c, descobriu que o pavilhão auricular reflete as mudanças fisiológicas dos órgãos e vísceras do corpo humano.


A AURICULOTERAPIA é um dos microssitemas mais populares dentro da Medicina Chinesa é através desses pequenos pontos localizados no pavilhão auricular que realizamos os estímulos e tratamos o corpo.


Diferença entre AURICULOTERAPIA e ACUPUNTURA Auricular:


Ambas - Auriculoterapia e Acupuntura auricular possuem os mesmos pontos que refletem os nossos órgãos e vísceras. A grande diferença é que na AURICULOTERAPIA não utilizamos agulhas, o estímulo é feito com colocação de sementes de plantas como a mostarda, linhaça e esferas de cristal radiônico. Já na Acupuntura Auricular o estímulo é feito com agulhas.


Benefícios da técnica: Esse tratamento é utilizado nos casos de dores, doenças, inflamações e mau funcionamento dos órgãos e têm como objetivo harmonizar energeticamente o nosso organismo - atuando nas áreas deficientes e reestabelecendo as nossas funções orgânicas/ fisiológicas. Não possui efeito colateral, pode ser usado em ambos os sexos e é compatível com medicamentos.


*Trata dores e doenças.
*Melhora estados depressivos, ansiedade e stress.
*Aumenta a energia vital e reduz cansaços físicos e/ou psicológicos.


*E muito mais.







AURICULOTERAPIA - Representação dos órgãos.



Imagem de AURICULOTERAPIA COM ESFERAS e Imagem de Acupuntura auricular:









quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Doenças do trabalho - LER/DORT.

A Revolução Industrial promoveu a automação dos trabalhos, sem dúvida trouxe modernidade e aumentou a produtividade. O lado negro da Revolução industrial é que apesar de existirem muitas máquinas, eram poucos os trabalhadores qualificados para desfrutarem do seu uso corretamente. Naquele tempo, não havia qualquer consciência sobre as doenças provocadas pelo trabalho e seus equipamentos inadequados, portanto não existia os direitos trabalhistas e assim os trabalhadores que se acidentavam ou adoeciam eram descartados de seus trabalhos. Hoje, no século XXI, os computadores são a principal ferramenta de trabalho e diversão, porém, ficar muito tempo sentado em frente a uma tela de computador, pode significar um grande problema. Uma conscientização mundial declarou o dia 28 de fevereiro como o Dia Internacional das doenças do trabalho.

LER/DORT: Trata-se de um distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho ou lesão por esforço repetitivo. Ler é a designação de qualquer doença causada por esforço repetitivo, ao passo que, DORT é o nome dado as doenças causadas pelo trabalho.

O que provoca LER/DORT?
As causas são intermináveis, mas algumas delas são: Posturas fixas no trabalho por tempos prolongados, longas jornadas de trabalho, pressão do chefe, ritmos intensos de trabalho, ruídos, postos de trabalho inadequados e ambientes insalubres, equipamentos de segurança inadequados, ausência de equipamentos de segurança para o trabalho, ficar muito tempo em pé ou sentado, atividades que exijam força excessiva das mãos e muitas outras.

Quem pode ter LER/DORT?
Trabalhadores em geral, atletas e pessoas que fazem qualquer atividade que tenha muita repetição. São professores, digitadores, bancários, domésticas, dentistas, diaristas, costureiras e muitas outras.
Quais são as doenças que fazem grupo das LER/DORT?
Na verdade as doenças são inúmeras, algumas delas são tendinites, bursites, dor nas costas, fibromialgia, depressão, síndrome do pânico, hérnia de disco, síndrome do carpo, artroses e muitas outras.

Quais são os sintomas?
Os sintomas vão estar de acordo com a doença, podendo estar ligado a fatores psicossomáticos e/ou físicos. Normalmente começa com dores, rigidez nos membros, formigamentos, sono conturbado, insônia, isolamento, edema em membros superiores e/ou inferiores e outros.

Tratamentos disponíveis: Nas doenças trabalhistas, é essencial o acompanhamento de uma equipe com diversas especialidades.

Como posso prevenir?
Faça uma pausa de pelo menos 2 minutos no seu trabalho para fazer um alongamento e esticar-se.
Procure uma válvula de escape para espantar seu estresse depois do trabalho. Uma caminhada leve ao ar livre de pelo menos 30 minutos, ajuda a liberar uma série de neurotransmissores na corrente sanguínea, como por exemplo a serotonina que traz sensação de bem-estar e é fabricado pelo nosso próprio organismo. Assim você vai ter mais facilidade para dormir.
Tente dormir de 7 a 8 horas por dia. O sono é fundamental para restabelecer o sistema imunológico.
Antes de dormir mantenha uma dieta leve e equilibrada.



Cuide-se bem e viva feliz.