A epicondilite é uma inflamação que ocorre especificamente nos epicôndilos do cotovelo (ossos do cotovelo)e afetam a origem dos tendões da musculatura do antebraço.Pessoas de ambos os sexos são acometidas, assim como profissionais de diferentes áreas trabalhistas e atletas que utilizam os membros superiores, como por exemplo os tenistas e golfistas. A principal causa da epicondilite são os movimentos repetitivos, por isso esta patologia também está incluída no grupo das doenças ocasionadas pelo trabalho, porém elas também podem ser causadas por outros fatores como por exemplo traumas sofridos nesta região. Basicamente existem dois tipos de epicondilites que são a epicondilite medial, neste caso o desconforto ocorrerá na parte interna do antebraço e epicondilite lateral, daí o desconforto será na parte externa do antebraço. Seja qual for o tipo de epicondilite, ora medial ou lateral os sintomas serão a fraqueza e a fadiga da articulação, dor localizada na articulação do cotovelo que tende a ter uma piora progressiva, podendo ainda irradiar-se para punho e mão, algumas vezes a dor pode ser tão forte que o indivíduo não consegue realizar suas atividades cotidianas como segurar ou levantar objetos leves.
O que deve ser feito?
Inicialmente a pessoa deve interromper a atividade que possa ser a desencadeadora da lesão, então evite pegar pesos, mesmo que pareça leve, porque você vai sobracarregar a musculatura que está fadigada e vai continuar gerando mais dor. Portanto no primeiro momento você deve fazer o repouso da articulação e aplicar gelo. Atenção com o uso do gelo, pois ele pode queimar a sua pele se não for aplicado corretamente.
Aplicando o gelo corretamente na área afetada: Você deve picar o gelo e colocá-lo em um saco plástico, em seguida você pegará uma toalha de rosto e irá enrrolar o saco que está com o gelo nessa toalha, fazendo tipo uma panqueca. O tempo de aplicação do gelo deve ser de 20 minutos e você não deve ficar tirando e colocando, ou seja você deve deixar os 20 minutos sem tirar o gelo de cima da área afetada. Inicialmente você deverá sentir um denconforto por causa do estímulo que está sendo aplicado sobre a pele (frio), porém logo o corpo se adapta a temperatura. O ideal é que você coloque o gelo de 2 à 3 vezes ao dia.
Como prevenir a epicondilite?
Exercícios de alongamento para musculatura da articulação do cotovelo devem ser realizadas antes das atividades rotineiras, assim como fortalecimento muscular. Mas atenção os exercícios devem ser prescritos e acompanhados por profissional fisioterapeuta especializado em Traumato-ortopedia. Se você tentar realizar sozinho poderá agravar sua lesão.
Tratamentos: Medicamentos, Fisioterapia para dor, inflamação e recuperação dos movimentos, Acupuntura, cirurgias em casos extremos com comprometimento de estruturas moles (ligamentos e tendões) e imobilização para repouso (quando necessário).
Cuide-se bem e viva feliz!!