Diga não as dores! Viva sem dor!

Diga não as dores! Viva sem dor!

terça-feira, 7 de junho de 2016

Conhecendo mais sobre a profissão Fisioterapia

Fisioterapia é a ciência da saúde que estuda, previne e trata distúrbios cinéticos funcionais (motricidade humana) intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, traumas, doenças adquiridas e outros.

Fisioterapeuta: O Fisioterapeuta é um profissional da área da saúde habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais, à prescrição das condutas fisioterapêuticas, a sua ordenação e indução no paciente, bem como, o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para a alta do serviço de Fisioterapia.

Atendimento: O Fisioterapeuta inicia um atendimento realizando um diagnóstico fisioterapêutico do paciente que é realizado na 1ª consulta com o paciente. Analisa e interpreta exames complementares de imagem e laudos médicos para ter ampla visão do estado de saúde geral do paciente e identificar possíveis lesões, além de observar também se existe dificuldade motora, o nível do grau de comprometimento físico do paciente e possível presença de dor.

Tratamentos: A partir do diagnóstico Cinético funcional realizado pelo Fisioterapeuta, será prescrito  pelo Fisioterapeuta o programa de tratamento com as respectivas terapias e| ou técnicas de tratamentos utilizadas na Fisioterapia para tratamento do quadro em questão. Os recursos físicos terapêuticos empregados na Fisioterapia são amplos. 

Alguns breves exemplos de tratamentos de competência do profissional Fisioterapêuta são:

*Termoterapia: Modalidade terapêutica que engloba agentes físicos térmicos que emitem calor como princípio de tratamento para alívio de dores e tratamento de lesões e| ou doenças (exemplos: Ondas curtas, banho de parafina, infravermelhos e inúmeras outras).
* Crioterapia: Modalidade terapêutica que engloba agentes físicos que emitem frio como princípio de tratamento para alívio de dores e tratamento de lesões e| ou doenças (gelo, panquecas de gelo, neve carbônica e inúmeras outras).
*Eletroestimulação: Modalidade terapêutica física conduzida por pequenas correntes elétricas que atua no alívio das dores e tratamento de lesões e| ou doenças (TENS, FES  e inúmeras outras).
*Terapias por ondas sonoras: Modalidade terapêutica física que ocorre mediante vibrações mecânicas que atuam no alívio das dores e tratamento das lesões e| ou doenças (Ultra som terapêutico 1 MHZ e| ou 3 MHZ).
*Fototerapia: Modalidade terapêutica que consiste na utilização de agentes que emitem luz para fins terapêuticos, atua na dor, tratamento de lesões e| ou doenças e regeneração tecidual (Laser terapêutico).
*Cinesioterapia: São exercícios físicos com finalidades terapêuticas prescritos e elaborados pelo Fisioterapêuta para recuperação do tônus e força muscular, correção de deformidades, recuperação de paralisias e alívio de dores.
*Mecanoterapia: São exercícios físicos com finalidades terapêuticas prescritos e elaborados pelo Fisioterapeuta com aplicação de forças mecânicas (realizados com equipamentos e| ou máquinas) com objetivo de recuperar tônus muscular, força muscular, corrigir deformidades, recuperar paralisisas e aliviar dores.
*RPG e Pilates terapêutico: Modalidades terapêuticas  realizadas com exercícios físicos orientados e prescritos por Fisioterapeutas afim de recuperar tônus muscular, força muscular e corigir deformidades posturais.
*Acupuntura Tradicional: Modalidade terapêutica aplicada para o tratamento de dores em geral e tratamento de doenças crônicas e| ou agudas, problemas psicossomáticos, gástricos, respiratórios, ortópédicos, reumáticos, neurológicos e etc.

Todos esses recursos físicos de tratamentos são empregados após ser realizado uma avaliação criteriosa com o Fisioterapêuta que é o profissional qualificado para a correta indicação dos métodos terapêuticos, prescrição e aplicação de tais recursos de tratamentos nos pacientes. O programa de tratamento Fisioterápico varia de acordo com a condição do paciente (dor, lesão e| ou doença a ser tratada).  Cada caso é um caso!
                                         
                                               Áreas de atuação do Fisioterapeuta:
*Fisioterapia Clínica: Ambulatórios, consultórios, centros de reabilitação física, hospitais e clínicas.
*Saúde Coletiva: Ações básicas de saúde, Fisioterapia do trabalho, programas institucionais, Vigilância Sanitária.
*Educação: Direção e coordenação de cursos, docência-níveis: Secundário e superior, extensão, pesquisa científicas, supervisão técnica e administrativa.
*Outras: Esportes, indústria de equipamentos de uso Fisioterapêutico.

                                           Informações adicionais:

Fisioterapia Ortopédica: Foco voltado para quadros clínicos de disfunções dos sistemas osteomioarticulares (ossos, tendões, ligamentos, músculos). Atua nas desordens posturais, dores e doenças articulares, lesões por esforços repetitivos, lesões ligadas ao esporte, pós-cirúrgicos ortopédicos em geral, traumas e fraturas e suas complicações imediatas ou tardias, ainda oferece papel importante na prevenção e reeducação de hábitos posturais. Após uma avaliação fisioterápica criteriosa o Fisioterapeuta direciona os objetivos do tratamento específicos para o quadro a ser tratado e faz uso de inúmeros recursos físicos fisioterápicos com o objetivo de promover alívio dos quadros dolorosos (quando houver), facilitar atividades musculares, reduzir processos inflamatórios e reorganizar os tecidos acometidos.
 
Fisioterapia Neurológica: Foco voltado para doenças que acometem o SNC (sistema nervoso central ou periférico) que levam à distúrbios neurológicos, motores e cognitivos. Após uma avaliação fisioterápica criteriosa os programas de tratamentos estipulados pelo fisioterapeuta terão por objetivo atuar na recuperação dos déficits funcionais (motricidade humana) que serão direcionados para promover padrões motores adequados, melhorar a força muscular, coordenação motora e equilíbrio.
 
Fisioterapia em Reumatologia (Reumatológica): Foco voltado para doenças de caráter crônico que interferem nas demandas funcionais do aparelho locomotor (motricidade humana). Após uma avaliação criteriosa fisioterápica os programas de tratamentos estipulados pelo fisioterapeuta serão voltados para alívio do quadro doloroso (quando houver), prevenir e corrigir deformidades geradas, evitando a progressão dos sintomas, minimizar processos inflamatórios que possam acometer o aparelho locomotor, incapacidades funcionais e assim melhorar a qualidade de vida.
 
Público alvo atendido em JM Fisioterapia especializada em dores e doenças articulares:
*Adolescentes, adultos e idosos.