Saúde não têm preço

Saúde não têm preço

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Perfil profissional do Fisioterapeuta e suas atribuições.

13 de outubro - Dia do profissional Fisioterapeuta. Parabéns para todos os profissionais desta área da saúde que auxiliam diariamente em todo o mundo seus pacientes a resgatarem a saúde, integridade física perdida, bem-estar e principalmente a auto-estima.
Fisioterapeuta é o profissional da área da saúde com formação acadêmica superior, habilitado a construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais, prescrição das condutas fisioterapêuticas, sua ordenação e indução no paciente, bem como, o acompanhamento da evolução do quadro funcional e a sua alta do serviço. O Fisioterapeuta atua na área da saúde, educação (magistério superior), empresarial e no campo das pesquisas científicas.O exercício profissional compreende a avaliação físico-funcional do paciente, prescrição do tratamento a indução do processo terapêutico, a alta do serviço de fisioterapia e a reavaliação sucessiva do paciente para constatação da existência de alterações que justifiquem a necessidade de continuidade das práticas terapêuticas.

Especialidades da Fisioterapia:
A fisioterapia também possui suas especialidades como ocorre em outras áreas da Medicina moderna.

Fisioterapia Pediátrica, Neonatológica e Herbárica que utiliza métodos e técnicas próprias para o tratamento de doenças em recém nato, crianças e adolescentes.

Fisioterapia Geriátrica e Gerontológica que estuda, previne e trata disfunções decorrentes do processo de envelhecimento, mediante a administração de condutas fisioterápicas prevenindo problemas funcionais e promovendo recuperação funcional global de pessoas idosas.

Fisioterapia Dermato-funcional que diagnostica, estuda e trata as afecções dermatológicas e intergumentares.

Fisioterapia do Trabalho (ou fisioterapia laboral) atua em empresas e organizações detentoras de postos de trabalho, intervindo preventivamente e terapeuticamente de maneira importante para a redução dos índices de doenças ocupacionais.

Fisioterapia Traumato-ortopédica funcional que estuda, diagnostica e trata as disfunções musculoesqueléticas de origem ortopédica ou decorrente de traumatismos, além de doenças de origem reumatológica. Utiliza os recursos terapêuticos para aumentar a capacidade de movimentação, estimular a circulação e diminuir as dores de pacientes com problemas ortopédicos e reumatológicos.

Fisioterapia Respiratória: Conjunto de procedimentos fisioterapêuticos que visam melhorar a dinâmica respiratória e a distribuição do ar inalado no pulmão, remover secreções brônquicas e além do uso de inúmeros equipamentos.

Fisioterapia Neurofuncional que estuda, diagnostica e trata os distúrbios neurológicos que envolvem ou não disfunções motoras.
Fisioterapia Uroginecológica e obstétrica é aplicada a uroginecologia e têm como rpincipal objetivo a prevenção e o tratamento de disfunções urinárias, fecais e sexuais.

Fisioterapia Orofacial que atua principalmente na saúde bucal en conjunto com a odontologia.

Fisioterapia Esportiva atua principalmente nas atividades esportivas, na preparação, prevenção e recuperação de lesões no processo de reabilitação de atletas em clubes, times e academias.

Fisioterapia Oncofuncional que têm como objetivo preservar, manter, desenvolver e restaurar a integridade cinético-funcional de órgãos e causados pelo tratamento oncológico.
Acupuntura que é o conjunto de conhecimentos teórico empíricos da Medicina Chinesa tradicional que visa à terapaia e cura através de agulhas e outros instrumentos de trabalho.

A Fisioterapia recupera as funções orgânicas do corpo, as limitações físicas e de movimentos, fraqueza muscular, dificuldades de locomoção, sequelas motoras. Fisioterapeutas trabalham ajudando os pacientes a recuperarem a integridade física, além de tratarem dores causadas por inúmeras doenças e também as doenças propriamente ditas. Além de atuarem em clínicas, hospitais, consultórios, academias, centros de pesquisas, magistério e empresas, esses profissionais podem prestar seus serviços Home care, que trata-se de atendimentos domiciliares, principalmente dos indivíduos impossibilitados de locomoção, permitindo horários flexíveis e preços acessíveis no conforto do seu lar.

Fisioterapia somente com Fisioterapeuta!
Cuide-se bem e viva feliz!
" A saúde é conservada pelo conhecimento e observação do próprio corpo" (Cícero).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.